1. Início
  2. / Cursos
  3. / Por que escolher um curso técnico EAD ?
Tempo de leitura 3 min de leitura

Por que escolher um curso técnico EAD ?

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 10/01/2022 às 12:32
Curso - Curso Técnico - EAD
Foto: Reprodução. Descrição: “Closed up of young student answer questions on the book”
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A demanda por cursos técnicos do Senac EAD cresceu 75% em 2021. A busca por qualificação profissional tende a continuar aumentando

O ensino profissionalizante e técnico brasileiro possui grande importância para a futura economia do país. Em pesquisa do Mapa do Trabalho Industrial, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi declarado que o Brasil necessitará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em cursos técnicos, profissionalizantes e superiores até o próximo ano.

Confira ainda:

Nesse sentido, essa categoria oferece capacitação para estudantes e a oportunidade de novos empregos. Em 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira contabilizou, através do Censo Escolar, 1,9 milhões de matrículas em cursos profissionalizantes, das quais 936.547 são de alunos que concluíram o Ensino Médio regular e 620.563 são dos que optaram pelo modelo integrado.

No Senac EAD, em 2021, houve 75% de aumento na procura de cursos técnicos a distância em relação ao ano anterior. A chance de ingressar em uma nova profissão, independente da região do país em que se estuda, impulsionou o número de estudantes.

O diretor dos cursos técnicos EAD Gustavo Castioni explica que a formação profissional por meio do EAD se torna preferência do público de 18 a 44 anos por oferecer conteúdos práticos e pelo tempo médio de duração da qualificação. “Confirmando o interesse desse público-alvo, o perfil do estudante que estuda na modalidade EAD é caracterizado pela autonomia no aprendizado, organização e proatividade.”, diz ele.

Uma das principais vantagens que se tem no EAD é a oportunidade de um curso de qualidade em qualquer lugar do Brasil. Castioni complementa: “Temos muitos depoimentos de alunos que realizaram cursos do Senac EAD em paralelo com as atividades de trabalho. […] Outros compartilharam que utilizam o final de semana para revisar conteúdos e resolver questões apresentadas nas aulas.”

Outras questões responsáveis pela alta no número de pessoas que preferem o EAD foram o crescimento da rede de internet e a queda dos custos de aparelhos como smartphones e notebooks.

Nesse viés, o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) desenvolveu a pesquisa TIC Domicílios 2020, que destacou que a quantidade de casas com internet teve aumento de 12% em relação ao ano anterior, além do crescimento da realização de cursos online em 21%.

Como se preparar para os cursos técnicos online?

Para quem pretende começar os estudos na modalidade, a orientação do diretor do Senac EAD é organizar-se em uma rotina, com dia e horário para se dedicar à leitura e à realização de exercícios, trabalhos e avaliações.

“Acredito que a melhor sugestão que posso dar é que o aluno não desista nas primeiras dificuldades que surgirem, pois o envolvimento e a dedicação são fundamentais para desenvolver o conhecimento. Estar atento aos avisos e aos prazos para entrega de atividades e cronogramas também é muito importante e dará tranquilidade na jornada de aprendizado”, argumenta.

Quanto ao nível dos cursos técnicos ofertados pelo Senac EAD, Gustavo afirma que os materiais são desenvolvidos por especialistas, doutores e mestres. Teoria e prática são aliadas para que os alunos possam conhecer a vivência cotidiana da profissão.

“Um ponto importante que deve ser destacado é o nosso modelo pedagógico, focado em desenvolver as habilidades dos alunos para o ambiente de trabalho. Os indicadores de desempenho são bem definidos e apoiam as turmas a identificarem a importância das atividades que são realizadas”, pontua.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos