A demanda por cursos técnicos do Senac EAD cresceu 75% em 2021. A busca por qualificação profissional tende a continuar aumentando
O ensino profissionalizante e técnico brasileiro possui grande importância para a futura economia do país. Em pesquisa do Mapa do Trabalho Industrial, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi declarado que o Brasil necessitará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em cursos técnicos, profissionalizantes e superiores até o próximo ano.
Confira ainda:
- USINA contrata para diversas vagas de emprego! Eletricista, instrumentista, operador de caldeira, assistentes e muito mais
- Emap do Maranhão abre vagas de estágio para nível superior e técnico
- RZK Energia consegue R$ 56 milhões de investimentos para energias renováveis no Brasil
Nesse sentido, essa categoria oferece capacitação para estudantes e a oportunidade de novos empregos. Em 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira contabilizou, através do Censo Escolar, 1,9 milhões de matrículas em cursos profissionalizantes, das quais 936.547 são de alunos que concluíram o Ensino Médio regular e 620.563 são dos que optaram pelo modelo integrado.
No Senac EAD, em 2021, houve 75% de aumento na procura de cursos técnicos a distância em relação ao ano anterior. A chance de ingressar em uma nova profissão, independente da região do país em que se estuda, impulsionou o número de estudantes.
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
O diretor dos cursos técnicos EAD Gustavo Castioni explica que a formação profissional por meio do EAD se torna preferência do público de 18 a 44 anos por oferecer conteúdos práticos e pelo tempo médio de duração da qualificação. “Confirmando o interesse desse público-alvo, o perfil do estudante que estuda na modalidade EAD é caracterizado pela autonomia no aprendizado, organização e proatividade.”, diz ele.
Uma das principais vantagens que se tem no EAD é a oportunidade de um curso de qualidade em qualquer lugar do Brasil. Castioni complementa: “Temos muitos depoimentos de alunos que realizaram cursos do Senac EAD em paralelo com as atividades de trabalho. […] Outros compartilharam que utilizam o final de semana para revisar conteúdos e resolver questões apresentadas nas aulas.”
Outras questões responsáveis pela alta no número de pessoas que preferem o EAD foram o crescimento da rede de internet e a queda dos custos de aparelhos como smartphones e notebooks.
Nesse viés, o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) desenvolveu a pesquisa TIC Domicílios 2020, que destacou que a quantidade de casas com internet teve aumento de 12% em relação ao ano anterior, além do crescimento da realização de cursos online em 21%.
Como se preparar para os cursos técnicos online?
Para quem pretende começar os estudos na modalidade, a orientação do diretor do Senac EAD é organizar-se em uma rotina, com dia e horário para se dedicar à leitura e à realização de exercícios, trabalhos e avaliações.
“Acredito que a melhor sugestão que posso dar é que o aluno não desista nas primeiras dificuldades que surgirem, pois o envolvimento e a dedicação são fundamentais para desenvolver o conhecimento. Estar atento aos avisos e aos prazos para entrega de atividades e cronogramas também é muito importante e dará tranquilidade na jornada de aprendizado”, argumenta.
Quanto ao nível dos cursos técnicos ofertados pelo Senac EAD, Gustavo afirma que os materiais são desenvolvidos por especialistas, doutores e mestres. Teoria e prática são aliadas para que os alunos possam conhecer a vivência cotidiana da profissão.
“Um ponto importante que deve ser destacado é o nosso modelo pedagógico, focado em desenvolver as habilidades dos alunos para o ambiente de trabalho. Os indicadores de desempenho são bem definidos e apoiam as turmas a identificarem a importância das atividades que são realizadas”, pontua.