Som agudo ao andar para trás é causado pelo formato reto dos dentes das engrenagens, diferente do usado nas marchas normais, que são mais silenciosas e suaves
Ao engatar a marcha à ré e acelerar o veículo, um som agudo e característico pode ser ouvido. Esse ruído, comum em diversos automóveis, não indica defeito mecânico, mas é explicado pelo tipo de engrenagem utilizada no sistema de reversão dos carros.
A maioria das marchas de avanço utiliza engrenagens com dentes helicoidais, que garantem um contato progressivo e suave entre os componentes, reduzindo significativamente o barulho e o desgaste ao longo do tempo. Já a marcha à ré adota engrenagens de dentes retos, cujo contato ocorre de maneira simultânea e direta.
Essa diferença no formato das peças mecânicas é a principal razão do ruído. O contato abrupto entre os dentes retos gera mais vibração e, consequentemente, mais barulho, além de maior desgaste ao longo do uso contínuo.
-
O mercado esqueceu deles: 5 carrões com motor turbo, luxo e conforto que hoje custam menos que um carro popular pelado de concessionária!
-
Quer uma moto nova e barata? Essas 6 motos 0 km são confiáveis, econômicas, oferecem bom desempenho e tecnologia; modelos como Honda CG 160 e Biz, Yamaha Fluo ABS e Factor DX, Bajaj Pulsar N150 e Dominar NS 160
-
Automotivo histórico: Skoda Superb a diesel roda quase 3.000 km e entra para o Guinness
-
2 carros ‘inquebráveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos após o uso
O especialista em mecânica automotiva Daniel Monteiro explica que o som da marcha à ré é uma consequência natural desse design. Ele destaca que, apesar do incômodo auditivo, trata-se de um efeito totalmente esperado e sem risco para o veículo.
Conforme reportagem publicada pela CNN Brasil, o uso desse tipo de engrenagem é comum por ser mais barato e eficiente em manobras rápidas, onde o conforto sonoro não é prioridade.