Chevrolet Onix volta a ter potência reduzida no motor 1.0 turbo, que agora entrega 115 cv. O motivo da mudança e impactos para o consumidor.
O Chevrolet Onix sofreu uma nova mudança em seu motor 1.0 turbo. Após atingir 121 cv com a adoção da injeção direta, o modelo agora volta a entregar 115 cv.
A redução de potência tem relação direta com os incentivos fiscais para carros considerados sustentáveis e não é fruto de falha ou retrocesso da engenharia. Entenda os detalhes por trás da decisão e o impacto disso no mercado.
Nova potência do Onix surpreende consumidores
O Chevrolet Onix, um dos líderes de vendas no Brasil, voltou a ter uma alteração significativa em seu motor.
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Agora, o modelo 1.0 turbo passa a entregar 115 cavalos de potência, uma redução em relação aos 121 cv anunciados recentemente. A medida causou estranhamento em alguns consumidores, mas tem um motivo bem claro.
Por que o Onix perdeu potência novamente?
A queda na potência do motor não está relacionada a falhas no projeto ou recuos técnicos. A Chevrolet fez essa mudança para atender aos critérios estabelecidos pelo governo federal para classificar o modelo como carro sustentável, o que garante isenção total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Mudanças para atender às metas de sustentabilidade
Em 2023, o governo lançou novas diretrizes para incentivar a produção de veículos mais limpos e eficientes.
Para se enquadrar nessa categoria, o carro precisa cumprir uma série de exigências de consumo e emissões.
Assim, para garantir esse selo de sustentabilidade, a Chevrolet recalibrou o motor 1.0 turbo, reduzindo sua potência para 115 cv.
Relembre a evolução da potência no Onix
Curiosamente, essa não é a primeira mudança no desempenho do Onix. Antes da adoção da injeção direta, o motor turbo gerava 116 cv.
Com a atualização realizada no final de 2023 para atender ao Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), a potência chegou a 121 cv.
Agora, por motivos fiscais e estratégicos, o desempenho foi novamente ajustado para baixo.
IPI zero e redução no preço final
Com a nova configuração, o Onix passa a ser beneficiado com IPI zero, o que pode representar uma redução significativa no preço final ao consumidor.
A estratégia visa tornar o carro ainda mais competitivo no mercado e manter a liderança nas vendas.
O que muda para o motorista?
Na prática, a diferença de potência de 6 cv é pouco perceptível para a maioria dos motoristas. O torque continua alto para a categoria, o que garante boas retomadas e desempenho satisfatório nas cidades e estradas. Além disso, a economia de combustível tende a melhorar ligeiramente.
Na prática, o motorista dificilmente sentirá diferença no desempenho do Onix no dia a dia. A redução de 6 cavalos é compensada por ajustes eletrônicos que mantêm a dirigibilidade ágil e econômica.
Mercado segue atento à potência do Onix
O Onix segue como um dos modelos mais procurados do país, e mesmo com a nova redução de potência, o modelo deve manter sua relevância.
A estratégia da Chevrolet reforça o foco em eficiência, economia e competitividade fiscal, acompanhando as tendências do mercado brasileiro.
A mudança faz parte da adequação ao regime de isenção do IPI para veículos sustentáveis. A atualização no motor visa cumprir os critérios técnicos exigidos pelo programa governamental.