O Honda Fit usado está ganhando destaque no mercado automotivo em 2024. O modelo se destaca entre os carros seminovos por oferecer uma combinação de tecnologias modernas e um preço atrativo, ficando abaixo de R$ 60 mil. Com sua reputação de confiabilidade e versatilidade, o carro da Honda tem sido a escolha de muitos motoristas que buscam um veículo completo e econômico.
Desde 2022 o Honda Fit deixou de ser produzido no Brasil, sendo um dos modelos mais vendidos da marca, abrindo espaço para o City Hatch, fechando um ciclo de 18 anos sem interrupções em seu mercado. Agora, o Honda Fit usado vem ganhando destaque no mercado automotivo atual custando menos de R$ 60 mil. Confira se ainda vale a pena comprar o Honda Fit no mercado de carros usados em 2024.
Um pouco da história do Honda Fit no mercado automotivo
No exterior, o Honda Fit nasceu em 2001, sendo compacto por fora, com 3,85 m de comprimento, se destacava pelo aproveitamento interno, com entre-eixos de 2,45 m. Sendo uma mistura de hatch com monovolume, o modelo chegou por aqui em 2003, se tornando o segundo veículo a ser produzido em Sumaré (SP), ao lado do Civic, que estava lá desde 1997 sozinho.
Em seu lançamento no mercado automotivo, estava disponível nas versões LX e LXL com um inédito motor 1.4 aspirado, com opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT, um de seus diferenciais já naquele momento. Em 2004, a Honda apresenta o Fit EX, com um motor 1.5, equipado com VTEC, de 105 cavalos, com as mesmas transmissões do 1.4, sendo este o famoso Fit com pingo do “i”.
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Em 2007, o 1.4 se torna flex. A segunda geração do Fit é apresentada em outubro de 2008, como linha 2009. Mantinha a opção de motores 1.4 e 1.5, contudo troca o câmbio CVT pelo automático tradicional com 5 marchas. Cresceu 5 cm no comprimento e passa uma nova impressão também no design.
Qual a melhor versão do Honda Fit no mercado de carros usados?
A versão de maior sucesso do Honda Fit usado no mercado automotivo é a LX, com câmbio CVT, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve aro 15, retrovisores elétricos na cor da carroceria e o famoso sistema de bancos modulares ULT. Volante multifuncional e painel com iluminação azul e branca entraram para a lista de série no modelo em 2016.
Logo atrás vem a versão EX, sempre com câmbio CVT ao lado do equipamento, como central multimídia de 5 polegadas, Bluetooth, câmera de ré, faróis de neblina, rodas de 16 polegadas, chave canivete, volante multifuncional e com ajuste de altura. Ficou mais moderno em 2016, com o mesmo painel azul da EXL, espelhos retrovisores com piscas e volante revestido de couro.
Pontos que devem ser observados no Honda Fit usado
Na hora do test drive, é importante ficar atento a alguns pontos do Honda Fit no mercado de carros usados. Os tuchos sólidos do cabeçote exigem verificação periódica (a cada 40 mil km), pois o funcionamento correto do motor depende do ajuste de folga nas válvulas.
O acúmulo de impurezas pode travar ou até mesmo quebrar o corpo de borboleta. Em casos extremos o motor pode até mesmo deixar de funcionar. O problema é sanado com a limpeza do corpo de borboleta e recalibração do sistema.
O acerto firme de molas e amortecedores cobra seu preço na vida útil de componentes como buchas, batentes e bieletas. Amortecedores com vazamento ou coifas danificadas são indícios de falta de manutenção. O fluido da transmissão deve ser substituído a cada 40 mil km ou 24 meses. Vibração e trancos indicam que a corrente metálica está patinando, problema gerado por um fluido velho, oxidado ou fora da especificação do fabricante.
Mentira. Tenho um que mal faz 11 km por litro.
Eu tenho um, que faz 11,5 na cidade, e na estrada faz 16, com gasolina.
Tenho um 2016 e no automático na estrada faz fácil 16 km litro de gasolina