1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Por menos de R$ 30 mil hatch subcompacto automático e SUPER econômico de 2011 desbanca modelos atuais fazendo 16 km/l
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Por menos de R$ 30 mil hatch subcompacto automático e SUPER econômico de 2011 desbanca modelos atuais fazendo 16 km/l

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/09/2024 às 00:11
Por menos de R$ 30 mil hatch subcompacto automático e SUPER econômico de 2011 desbanca modelos atuais fazendo 16 km/l
Foto: Divulgação

Kia Picanto por menos de R$ 30 mil no mercado de usados: Descubra tudo sobre o hatch da Kia que foi subestimado por anos e avalie se vale a pena comprar em 2024.

O Kia Picanto, um pequeno hatch da Kia, muitas vezes enfrenta preconceito no mercado de usados, mas esconde qualidades que merecem atenção. Equipado com um motor confiável e características encontradas em modelos mais populares no Brasil, o Picanto foi subestimado por anos. No entanto, esse hatch subcompacto pode ser uma excelente opção para quem busca economia e praticidade, especialmente porque é possível encontrá-lo por menos de R$ 30 mil. Neste artigo, você descobrirá se vale a pena investir no Kia Picanto em 2024.

História do Kia Picanto no mercado automotivo

O Kia Picanto, hatch subcompacto da marca sul-coreana foi um dos primeiros subcompactos a ter relativo sucesso no mercado brasileiro. Vendido por aqui ao longo de três gerações a partir de 2006, o modelo chegou a utilizar a mecânica do HB20 na segunda geração, mas deixou o país em 2019 após uma terceira geração que ficou pouco tempo à venda.

A carreira do modelo continuou na Europa, onde o hatch da Kia também recebe o nome de Morning e a marca anunciou a chegada de uma nova linha recentemente.

Na época, ele era rival de grandes nomes como UP e Uno, contando com medidas de 3.595 mm de comprimento, 1.595 mm de largura, 1.490 mm de altura e distância entre-eixos de 2.385 mm. O modelo, apesar de ser um hatch subcompacto pequeno e antigo, já conta com rodas de liga leve aro 14.

O Kia Picanto conta com altura do solo de 15,5 cm e seu peso chega aos 970 kg, sendo indicado para o ambiente urbano. Assim como todo o carro do segmento, o porta-malas também é pequeno, podendo alcançar os 200 litros.

Kia Picanto entrega a mesma motorização do HB20

O que pouca gente sabe é que, mesmo importado, os modelos que chegaram ao mercado brasileiro foram equipados com a mesma motorização do Hyundai HB20. Desta forma, a parte mecânica já é bem conhecida.

Ainda assim, peças originais para o hatch da Kia não costumam ser baratas. Com um motor de três cilindros em linha, o hatch subcompacto entrega potência máxima de 80 cv com álcool e 77 com gasolina a 6.200 RPM e entrega 10 e 9,6 kgfm, respectivamente, a 4.500 RPM.

Ambos estão associados a um câmbio automático de 4 marchas. Em consumo, o modelo pode entregar até 11,4 km/l no ambiente Urbano e 13,1 km/l no rodoviário.

Já em equipamentos, o Kia Picanto entrega cintos de três pontos para todos os ocupantes, airbags frontais, ar-condicionado, ajuste do volante em altura, controle elétrico dos vidros traseiros, retrovisores rebatíveis eletricamente, direção assistida, câmbio automático, comando interno da tampa de abastecimento, entre outros.

Já em Infotenimento temos Rádio, Conexão USB, CD Player, Volante Multifuncional e Conta Giros. Atualmente é possível encontrar o Kia Picanto por ótimos preços abaixo dos R$ 30 mil nas principais plataformas de vendas do país.

O que notar na hora de comprar o hatch da Kia?

Antes de comprar o hatch subcompacto é importante ficar atento a alguns detalhes da unidade em questão, uma reclamação bem recorrente é de que o marcador de nível do combustível marca errado, chegando a marcar um tanque vazio como cheio. Na pior das hipóteses é feita a troca da boia, que pode ser encontrada na faixa de R$ 100.

Apesar de inovador, ter um câmbio automático nessa categoria, o câmbio de 4 marchas usado já era um pouco antiquado, o que limitava ainda mais o desempenho e trazia um consumo maior que as versões manuais.

Em algumas unidades, o vidro também não sobe automaticamente ao travar o carro, verifique se a unidade que está comprando conta com esse recurso, pois é bem útil e procurado no mercado.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x