1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Por menos de R$ 100.000 Porsche Cayenne S é um dos melhores SUV de luxo do Brasil com motor 3.6 e consumo de 9,3 Km/L 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 3 comentários

Por menos de R$ 100.000 Porsche Cayenne S é um dos melhores SUV de luxo do Brasil com motor 3.6 e consumo de 9,3 Km/L 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/10/2024 às 09:58
Por menos de R$ 100.000 Porsche Cayenne S é um dos melhores SUV de luxo do Brasil com motor 3.6 e consumo de 9,3 Km/L 
Foto: The Garage/Reprodução

Uma Porsche Cayenne usada por menos de R$ 100 mil? Descubra tudo sobre o icônico SUV de luxo da Porsche, que vem conquistando corações e dominando o mercado há mais de duas décadas.

A desejada Porsche Cayenne está no topo da lista de sonhos de muitos motoristas, mas o que poucos sabem é que esse SUV de luxo pode ser adquirido por uma fração do preço de um modelo zero quilômetro. Por menos de R$ 100 mil, é possível encontrar uma Porsche Cayenne usada da primeira geração, equipada com o motor 3.6, do modelo 2008. Mas será que ainda vale a pena investir nesse clássico em 2024? Vamos analisar os prós e contras para você decidir se esse ícone da Porsche continua sendo um bom negócio no mercado atual.

História da SUV Porsche Cayenne no mercado automotivo

Nos anos de 1990, a Porsche teve que tomar decisões de longo alcance para garantir o sucesso a longo prazo. No começo da década, a empresa estava em uma das maiores crises econômicas de sua história. Como se tratava de um mercado novo, a empresa buscou um parceiro para desenvolver seu terceiro produto. 

A Porsche desenvolveu a plataforma e arquitetura de carro e, em agosto de 2002, as primeiras unidades do SUV de luxo saíram de uma fábrica erguida exclusivamente para ele, em Leipzig, enquanto o Touareg era expelido da planta da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia.

Duas versões foram oferecidas e, na S, o recém-desenvolvido motor de 4.5 V8 rendia 340 cavalos, enquanto na Turbo a potência saltava para impressionantes 450 cavalos. Pouco tempo depois, uma opção Turbo S de 521 cavalos completaria a gama. Pelo menos no quesito força, os entusiastas não podiam reclamar do Cayenne.

Para a Porsche, o Cayenne criou a base econômica para o sucesso sustentável sem comprometer os valores do automobilismo da marca de carros esportivos. Segundo Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG, com o SUV Porsche Cayenne, foi possível transferir com sucesso a lenda da marca para um segmento de mercado completamente novo.

Vale a pena comprar SUV Porsche Cayenne usada?

O SUV de luxo de primeira geração entrega 290 cv de potência, mas seu desempenho é apenas satisfatório para um Porsche, indo de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 227 km/h.

Com pouco mais de dinheiro, o desempenho fica bem melhor no Cayenne S impulsionado pelo V8 Porsche de 4,8 litros. Apesar de menos confiável, esse motor leva o SUV de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e aos 250km/h de máxima graças aos 385 cv e 50,9 kgfm.

Foto: The Garage

O Cayenne Turbo pode ser encontrado a partir de R$ 90 mil, o V8 de 4,8 litros recebe duas turbinas para gerar 500 cavalos e 71,3 kgfm, fazendo com que o SUV Porsche Cayenne usada acelere de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

A máxima é de impressionantes 275 km/h. Sem turbo, o V8 de 4,8 litros rende 405 cv e o torna ligeiramente mais rápido que o Cayenne S, que vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e máxima de 251 km/h.

O que notar na hora de comprar um Porsche Cayenne usada?

A suspensão pneumática do SUV de luxo, com o tempo, passa por saturação do filtro do compressor, permitindo a entrada de umidade. Costuma ser solucionado com um kit de reparo do compressor e a troca do respectivo filtro.

Já a transmissão passa por ruídos ou vibrações durante as acelerações que podem indicar que o rolamento central do eixo cardã chegou ao fim da vida útil.

O custo do reparo supera os R$ 20 mil, pois o rolamento não é vendido separadamente. Nos V8 4.5 surgem vazamentos por conta das mangueiras plásticas que a Porsche substituiu por tubos de alumínio. Custa em torno de R$ 3.500.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Artur Tavares
Artur Tavares
23/10/2024 14:07

Muito interessante o depoimento de um feliz proprietário de uma Porsche.

Maurício Garcia Hernandez
Maurício Garcia Hernandez
23/10/2024 18:01

Na versão V6 que e a minha (2010) o motor e um derivado do VR6 , com bloco de ferro, suspensão de molas helicoidais, câmbio e caixa de tração AISIM japonês, um verdadeiro tanque de guerra, não quebra nada econômico, anda muito bem e ótimo em curvas e frenagem

Paulo
Paulo
Em resposta a  Maurício Garcia Hernandez
24/10/2024 07:35

Quanto faz por litro?

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x