1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Por meio do TMIB, companhia VLI fortalece qualidade de infraestrutura e logística no Porto de Sergipe
Localização SE Tempo de leitura 3 min de leitura

Por meio do TMIB, companhia VLI fortalece qualidade de infraestrutura e logística no Porto de Sergipe

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/04/2023 às 23:48
A empresa vem investindo em melhorias na logística e infraestrutura operacional do Porto de Sergipe ao longo dos últimos anos. O TMIB da VLI é a representação dos esforços da empresa para garantir uma boa atuação no mercado nacional.
Foto: Divulgação

A empresa vem investindo em melhorias na logística e infraestrutura operacional do Porto de Sergipe ao longo dos últimos anos. O TMIB da VLI é a representação dos esforços da empresa para garantir uma boa atuação no mercado nacional.

A rede de logística e infraestrutura da VLI no mercado brasileiro continua sendo destaque em todo o país. Entre seus ativos, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) do Porto de Sergipe é um dos mais importantes no contexto atual. A empresa vem investindo para fortalecer a qualidade das suas atividades e criar uma integração entre ferrovias, portos e terminais em um sistema multimodal.

VLI expande sua infraestrutura e logística e fortalece suas soluções multimodais no mercado portuário brasileiro

A VLI, empresa de logística brasileira, está fortalecendo sua infraestrutura e encontrando múltiplas oportunidades no Porto do Sergipe.

Atualmente, a companhia possui uma frota de 800 locomotivas e 24 mil vagões, transportando 40 milhões de toneladas por ano por meio de sete estruturas portuárias em dez estados, além do Distrito Federal, e mais 60,6 milhões de toneladas em milhares de quilômetros de ferrovias.

A VLI é uma holding que conta com a participação acionária de grandes empresas, como Vale, Mitsui, FI-FGTS e Brookfield, e opera as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica.

Ela também é a operadora de terminais integradores e portuários localizados em pontos estratégicos da costa brasileira, como Santos (SP), São Luís (MA), Barra dos Coqueiros (SE), São Gonçalo do Amarante (CE) e Vitória (ES).

S24 ULTRA

GALAXY S24 ULTRA - Black Friday

A infraestrutura da VLI oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, permitindo uma maior eficiência no transporte de cargas e auxiliando o setor produtivo do país.

A empresa está em constante crescimento e cogita expandir suas atividades, com foco em ativos importantes do seu portfólio, como o TMIB do Porto de Sergipe.

Diego Zanella, diretor de Operações do Corredor Centro Leste da VLI, participou do Sergipe Day, evento que reuniu autoridades e empresas que atuam na região, que está cada vez mais voltada para o mercado de combustíveis nacional.

Ele informou que a VLI atua em Sergipe desde 2014 e mantém o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), o único terminal portuário do estado.

“A infraestrutura do país não é homogênea. Atuamos para cobrir estes gargalos, levando alternativas de maior eficiência e auxiliando o setor produtivo. A empresa cresce anualmente e deverá continuar assim no futuro próximo, expandindo suas atividades, inclusive em termos geográficos”, comentou o especialista.

TMIB do Porto de Sergipe é o reflexo dos investimentos da VLI em infraestrutura e logística operacional

Localizado em Barra dos Coqueiros, no estado de Sergipe, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) é um dos principais pontos de movimentação de cargas no Brasil.

Com ampla infraestrutura, o Porto de Sergipe oferece serviços de armazenagem de cargas, movimentação de granéis e operações offshore, atendendo diversos setores da economia.

O diferencial do TMIB é seu píer de atracação para operações offshore, com 59 metros de comprimento, que garante suporte para as embarcações de apoio às plataformas de petróleo próximas à costa, assegurando eficiência e segurança nas operações.

O píer de atracação para granéis, com 356 metros de comprimento, é outro destaque do terminal operado pela VLI, possibilitando o escoamento de inúmeros produtos, como fertilizantes, soja, milho, farelo de soja, coque, cimento, trigo, cobre e minério de ferro.

Graças à sua localização estratégica em conexão direta com o abastecimento de insumos e matéria-prima, o terminal atende não apenas às empresas que atuam em Sergipe, mas também aos estados vizinhos.

Assim, o TMIB do Porto de Sergipe se posiciona não só como um grande terminal do complexo, mas como o resultado dos investimentos da VLI em infraestrutura e logística.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos