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Pontos de recarga nas rodovias federais: novo projeto do Senado visa implementar acessibilidade à tecnologia para quem possui carros elétricos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 31/03/2023 às 19:59
Equilibrando preço e eficiência, a Renault pode estar prestes a revolucionar o segmento de carros elétricos. Um novo modelo, utilizando bateria de sódio, está em desenvolvimento e pode ser a solução para gerar modelos mais baratos no mercado.
Fonte: MobiAuto
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O Senado tem um novo projeto apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA): a inserção de pontos de recarga em rodovias federais para poder auxiliar a movimentação dos carros elétricos.

Adotar políticas verdes, em prol do meio ambiente, tem sido uma prática comum de diferentes governos, incluindo o Brasil. Para contribuir com o tema, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) desenvolveu um novo projeto que deve ser apresentado ao Senado. Ele fala sobre a importância de inserir pontos de recarga para carros elétricos nas rodovias federais distribuídas ao longo do país, incentivando o uso de veículos que não afetam tanto o meio ambiente, devido à forma de locomoção. O projeto de lei 392/2023, como foi cadastrado, ainda não foi distribuído, mas novos resultados sobre a recepção devem ser liberados em breve.

Senadora justifica o projeto com foco na acessibilidade: com a distribuição de pontos de recarga, a rotina dos motoristas ficará mais fácil

Do ponto de vista técnico, os carros elétricos realmente têm um impacto mais positivo no meio ambiente, já que são movidos à energia, sem a necessidade de álcool ou gasolina.

No entanto, um dos grandes empecilhos ao novo modelo é a falta de acessibilidade que ele apresenta: abastecer os carros elétricos é um problema, especialmente para quem está fazendo viagens mais longas, já que a distribuição de pontos de recarga é escassa.

Para a senadora Eliziane Gomes, este cenário implica em uma consequência negativa ao compromisso do Brasil com iniciativas sustentáveis.

O seu projeto foi construído com base na justificativa de que, com mais pontos de recarga, as pessoas podem se sentir mais seguras em adquirir o modelo, já que abastecê-lo vai ser uma tarefa mais prática e acessível do que o cenário atual.

Gomes reforça também a importância do governo se comprometer com iniciativas sustentáveis de forma constante. De acordo com a Senadora, é dever do estado incentivar  “o câmbio que representa a mudança da matriz de combustíveis, baseada em hidrocarbonetos, para outra, de caráter limpo, renovável e calcada em motores elétricos”.

Continuando sua fala, a política faz um resumo do pensamento que a levou a criar a proposta do projeto: “Os carros elétricos são uma tecnologia cada vez mais promissora em prol de um mundo menos poluído e mais sustentável. Esses veículos têm sido bem aceitos pela população em geral e vêm se tornando realidade sobretudo nas nossas maiores cidades”, ou seja, com o incentivo governamental certo, a tecnologia pode ser aceita pela população brasileira e fazer com que o país desponte em relação às práticas renováveis.

Projeto de lei determina regras específicas e prazos para a oferta de pontos de recarga

O desenho do projeto de lei é bem completo. Nele, é determinado que os postos de abastecimento em rodovias federais devem ter os pontos de recarga para carros elétricos, como mencionado anteriormente, considerando o período de 12 meses a partir do início da vigência da nova lei, caso seja aprovada.

Além disso, também é mencionada a proposta de que a Lei de Diretrizes Orçamentárias ofereça, pelo prazo de dez anos, opções de linhas de crédito para que a população tenha acesso à nova possibilidade. Como consequência a quaisquer descumprimentos, o setor de energia é o responsável por aplicar as multas adequadas à cada situação.

O projeto de inserção dos pontos de recarga para carros elétricos nas rodovias federais ainda não foi aprovado pelo Senado, mas demonstra maturidade em toda a sua apresentação e justificativa.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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