Inquérito aberto pelo MPF busca apurar impactos da construção bilionária da ponte que promete ligar a capital baiana, à Ilha de Itaparica; prefeito de Salvador aponta falhas técnicas e promessas não cumpridas pelo governo estadual.
A construção da Ponte Salvador-Itaparica, considerada a maior obra sobre lâmina d’água da América Latina, está sob investigação do Ministério Público Federal (MPF).
O órgão abriu um inquérito para apurar possíveis danos ambientais provocados pelas atividades iniciais do projeto, que já movimenta o litoral baiano com perfurações no leito marinho.
A ponte, com mais de 12 km de extensão, promete conectar a capital à Ilha de Itaparica, com investimento estimado em R$ 10 bilhões.
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A preocupação do MPF recai sobre o impacto ambiental gerado pelas perfurações previstas na fase de sondagem da obra.
O consórcio chinês responsável pelo projeto, que venceu a concessão por meio de Parceria Público-Privada (PPP), iniciou recentemente os trabalhos técnicos para definir a fundação da ponte.
Ponte Salvador-Itaparica segue em debate
De acordo com o projeto, 102 furos serão realizados ao longo do trajeto proposto da ponte. As primeiras análises identificaram a presença de rochas maleáveis no fundo do mar, o que pode exigir alterações estruturais e aumentar o custo da construção.
Durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (27/05), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), expressou preocupação com a viabilidade do projeto:
“Fizeram a sondagem e viram que as rochas que estão abaixo do mar são maleáveis. Vão precisar fazer estruturas diferenciadas para os pilares da ponte. Em um contrato que já está 50% aditivado antes de a obra começar […] Não tem como isso dar certo, e não é torcendo contra.”
Críticas ao histórico de promessas não cumpridas pelo governo estadual
O prefeito também aproveitou a ocasião para criticar o histórico do governo da Bahia em relação a grandes obras de infraestrutura. Segundo ele, promessas feitas desde 2006 seguem sem realização.
“Eu me lembro, que em 2006, eles [grupo político que governa a Bahia] se elegeram prometendo a ponte Salvador-Itaparica, o Porto Sul e a Ferrovia Leste-Oeste. Passaram-se 20 anos, e sabe quais dessas obras foram entregues? Nenhuma. Duas nem começaram”, afirmou.
Apesar das críticas, Bruno Reis reforçou que Salvador seria beneficiada com a efetivação da ponte, desde que os processos sejam realizados com responsabilidade técnica e ambiental.
Outras obras paralisadas reforçam desconfiança
Além da ponte, o prefeito mencionou dois outros grandes projetos que enfrentam entraves: o Complexo Modal Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
Esta última teve a sua primeira etapa — entre Caetité e Ilhéus — suspensa recentemente, mesmo com 75% das obras já concluídas. O traçado previsto da Fiol tem 537 quilômetros de extensão e passaria por 19 municípios do estado.
Fonte: VEJA