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Ponte Rolemberg: Avaliada em R$ 50 milhões, conheça a MAIOR rodoferroviária que existe no Brasil e que conecta São Paulo e Mato Grosso do Sul

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/09/2024 às 19:22
São Paulo, ponte, rodoferroviária
FOTO: Reprodução e créditos canal Construction Time
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Conectando São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Ponte Rolemberg Vuolo se destaca pela inovação e superação de desafios

A paisagem deslumbrante do Rio Paraná é palco de uma das mais impressionantes obras de engenharia do Brasil: a Ponte Rodoferroviária Rolemberg Vuolo. Com mais de 3,7 km de extensão, essa estrutura é a maior ponte fluvial do país, ligando os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Inaugurada em maio de 1998, a ponte é um marco não apenas por sua magnitude, mas também pelos desafios superados durante sua construção, que foi avaliada em aproximadamente R$ 50 milhões na época, de acordo com o vídeo do canal Construction Time.

O projeto visionário da rodoferroviária com mais de um século de história

A ideia de construir uma ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná que liga São Paulo e Mato Grosso do Sul remonta ao início do século XX. Em 1901, o escritor Euclides da Cunha já defendia a criação de uma ligação ferroviária entre São Paulo e Mato Grosso. No entanto, o projeto da rodoferroviária só começou a ganhar forma em 1974, quando o deputado federal Vicente Vuolo apresentou uma proposta para a inclusão dessa ligação no Plano Nacional de Viação. Mesmo com o apoio político, a construção da ponte enfrentou vários adiamentos, iniciando-se efetivamente apenas em 1991.

Foto: Rota Bioceânica

Desafios de engenharia e inovação

A construção da Ponte Rodoferroviária Rolemberg Vuolo foi repleta de desafios técnicos. Um dos principais obstáculos foi a criação de robustos pilares de concreto capazes de resistir às forças naturais da região, como correntes fortes e ventos que podem alcançar até 162 km/h. Para garantir a estabilidade da estrutura, foram utilizados cerca de 25.000 metros cúbicos de concreto e técnicas avançadas de engenharia.

A montagem da estrutura metálica, composta por 20.000 toneladas de aço, foi outro desafio significativo. Para isso, foi utilizado um sistema de deslizamento contínuo que permitiu a movimentação gradual da estrutura até a conclusão total da ponte. Além disso, a obra exigiu a remoção de rochas de basalto do leito do rio, tarefa que foi superada com o uso de perfuratrizes especializadas.

Um símbolo de progresso e inovação

Hoje, a Ponte Rodoferroviária Rolemberg Vuolo é um símbolo de progresso e um ícone de excelência na engenharia civil brasileira. Sua versatilidade é uma de suas características mais marcantes, permitindo a passagem simultânea de trens de carga e veículos rodoviários. A ponte conecta a ferrovia Ferronorte, que liga Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), com a Rodovia Euclides da Cunha, importante via que atravessa o interior de São Paulo.

YouTube Video

O impacto econômico da ponte é inegável. Antes de sua construção, a travessia do Rio Paraná era feita por balsas, o que levava cerca de uma hora, dependendo das condições climáticas. Com a inauguração da ponte, o tempo de travessia foi reduzido para apenas cinco minutos, facilitando o transporte de commodities agrícolas e outros produtos entre as regiões.

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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