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Ponte Rolemberg: Avaliada em R$ 50 milhões, conheça a MAIOR rodoferroviária que existe no Brasil e que conecta São Paulo e Mato Grosso do Sul

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/09/2024 às 19:22
São Paulo, ponte, rodoferroviária
FOTO: Reprodução e créditos canal Construction Time

Conectando São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Ponte Rolemberg Vuolo se destaca pela inovação e superação de desafios

A paisagem deslumbrante do Rio Paraná é palco de uma das mais impressionantes obras de engenharia do Brasil: a Ponte Rodoferroviária Rolemberg Vuolo. Com mais de 3,7 km de extensão, essa estrutura é a maior ponte fluvial do país, ligando os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Inaugurada em maio de 1998, a ponte é um marco não apenas por sua magnitude, mas também pelos desafios superados durante sua construção, que foi avaliada em aproximadamente R$ 50 milhões na época, de acordo com o vídeo do canal Construction Time.

O projeto visionário da rodoferroviária com mais de um século de história

A ideia de construir uma ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná que liga São Paulo e Mato Grosso do Sul remonta ao início do século XX. Em 1901, o escritor Euclides da Cunha já defendia a criação de uma ligação ferroviária entre São Paulo e Mato Grosso. No entanto, o projeto da rodoferroviária só começou a ganhar forma em 1974, quando o deputado federal Vicente Vuolo apresentou uma proposta para a inclusão dessa ligação no Plano Nacional de Viação. Mesmo com o apoio político, a construção da ponte enfrentou vários adiamentos, iniciando-se efetivamente apenas em 1991.

Foto: Rota Bioceânica

Desafios de engenharia e inovação

A construção da Ponte Rodoferroviária Rolemberg Vuolo foi repleta de desafios técnicos. Um dos principais obstáculos foi a criação de robustos pilares de concreto capazes de resistir às forças naturais da região, como correntes fortes e ventos que podem alcançar até 162 km/h. Para garantir a estabilidade da estrutura, foram utilizados cerca de 25.000 metros cúbicos de concreto e técnicas avançadas de engenharia.

A montagem da estrutura metálica, composta por 20.000 toneladas de aço, foi outro desafio significativo. Para isso, foi utilizado um sistema de deslizamento contínuo que permitiu a movimentação gradual da estrutura até a conclusão total da ponte. Além disso, a obra exigiu a remoção de rochas de basalto do leito do rio, tarefa que foi superada com o uso de perfuratrizes especializadas.

Um símbolo de progresso e inovação

Hoje, a Ponte Rodoferroviária Rolemberg Vuolo é um símbolo de progresso e um ícone de excelência na engenharia civil brasileira. Sua versatilidade é uma de suas características mais marcantes, permitindo a passagem simultânea de trens de carga e veículos rodoviários. A ponte conecta a ferrovia Ferronorte, que liga Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), com a Rodovia Euclides da Cunha, importante via que atravessa o interior de São Paulo.

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O impacto econômico da ponte é inegável. Antes de sua construção, a travessia do Rio Paraná era feita por balsas, o que levava cerca de uma hora, dependendo das condições climáticas. Com a inauguração da ponte, o tempo de travessia foi reduzido para apenas cinco minutos, facilitando o transporte de commodities agrícolas e outros produtos entre as regiões.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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