Com um investimento de R$ 31 milhões, a nova ponte entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis na BR-116 está prestes a ser concluída, após a antiga estrutura ceder com as fortes chuvas de maio.
As obras da nova ponte na BR-116, que conectará Caxias do Sul e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, estão a poucos passos de sua conclusão.
Depois de meses de espera e planejamento, a estrutura definitiva, aguardada ansiosamente pela população local, já começou a ganhar forma, sinalizando o fim de um período de intensos transtornos para a região.
No último domingo (3), a primeira viga foi colocada, um marco importante que anuncia a etapa final dessa construção tão aguardada.
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Essa ponte, que substitui uma antiga estrutura que cedeu diante de condições climáticas extremas, trará mais segurança e conforto para milhares de motoristas que dependem desse trajeto para suas rotinas diárias.
Conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), divulgadas na quarta-feira (6), a reabertura da ponte ao trânsito está prevista para dezembro de 2024, embora a conclusão total da obra seja esperada para fevereiro de 2025.
Obras avançam com investimento milionário
O projeto de reconstrução da ponte sobre o Rio Caí conta com um investimento de R$ 31 milhões.
A estrutura, de 180 metros de extensão e 13 metros de largura, será um metro mais alta do que a anterior, com o objetivo de evitar problemas durante futuras cheias.
Com a instalação das vigas, restam agora o fechamento dos vãos, a concretagem das lajes, a construção do guarda-roda e a pavimentação da pista.
Até o momento, as fases de infraestrutura, que incluíram a fundação da ponte, e de mesoestrutura já foram concluídas.
Esses avanços garantem uma base sólida e segura para a nova travessia, que é considerada essencial para melhorar a mobilidade e a economia da região.
Reconstrução após desastre natural
A antiga ponte, que era a principal ligação entre a Serra Gaúcha e a região das Hortênsias, cedeu parcialmente em maio de 2024, após uma cheia histórica do Rio Caí provocada por intensas chuvas.
Esse incidente deixou o trecho da BR-116 no km 174 completamente bloqueado, sendo o último ponto em rodovias federais no Rio Grande do Sul a permanecer isolado devido ao desastre natural.
A situação dramática motivou uma resposta rápida das autoridades e da população local.
Em junho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de início das obras para a nova ponte.
Em seguida, em 27 de junho, a antiga estrutura foi demolida, abrindo espaço para o projeto atual.
Desde então, a reconstrução tem avançado de acordo com o cronograma, com uma solução temporária para minimizar os transtornos.
Ponte temporária e o apoio da comunidade
Em meio aos desafios enfrentados pelos motoristas e comerciantes da região, a comunidade local se uniu para construir uma ponte provisória.
Em 20 de setembro, a Ponte da Cooperação foi inaugurada, uma solução temporária liderada por empresários e moradores, que possibilitou a retomada do tráfego na região.
Essa estrutura, mesmo não sendo definitiva, tem sido vital para manter o fluxo de veículos e evitar prejuízos maiores para a economia local.
O esforço coletivo demonstra a resiliência da comunidade e sua determinação em manter a região conectada, mesmo diante de adversidades.
Entretanto, a ponte provisória não elimina a necessidade urgente da estrutura definitiva, que trará melhorias substanciais e um nível de segurança que a atual travessia não oferece.
Expectativa e impacto econômico
A nova ponte trará impactos positivos significativos para a economia local, facilitando o transporte de mercadorias e a circulação de pessoas entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.
Além de garantir mais segurança, a estrutura modernizada contribuirá para o desenvolvimento da região, potencializando o turismo e a logística.
Com o término das obras previsto para o início de 2025, a expectativa é que a ponte impulsione a economia ao reduzir os tempos de deslocamento e proporcionar uma conexão mais eficiente entre as duas cidades, que possuem fortes laços comerciais e turísticos.
O investimento na infraestrutura é visto como um passo estratégico para garantir a competitividade e o crescimento sustentável da região a longo prazo.
O que esperar dessa nova travessia sobre o Rio Caí? A população poderá contar com uma estrutura moderna, segura e robusta, à altura dos desafios climáticos e das demandas de mobilidade.
A nova ponte será essencial não apenas para os motoristas locais, mas também para as empresas que utilizam essa rota como um importante corredor logístico entre diferentes partes do estado.
Como essa nova ponte poderá transformar a rotina dos motoristas e fortalecer a economia local? Qual será o impacto para as empresas e o turismo na Serra Gaúcha?