1. Início
  2. / Construção
  3. / Ponte Osman Gazi: Turquia se orgulha de sua nova maravilha, a quarta maior ponte suspensa do mundo!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Ponte Osman Gazi: Turquia se orgulha de sua nova maravilha, a quarta maior ponte suspensa do mundo!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/01/2024 às 09:36
Ponte Osman Gazi Turquia se orgulha de sua nova maravilha, a quarta maior ponte suspensa do mundo!
Foto: Divulgação

A Turquia inaugura a Ponte Osman Gazi, a quarta maior do mundo com 2.682 metros, reduzindo o tempo de viagem de 8 para 4 horas.

Situada entre dois continentes, a Ásia e a Europa, a Turquia é uma nação transcontinental única. Ela é o terceiro país mais populoso da Europa, ficando apenas atrás da Rússia e da Alemanha. A economia turca é diversificada, abrangendo setores como agricultura, indústria e serviços. Além disso, a Turquia se destaca no campo da engenharia, sendo o lar da Ponte Osman Gazi. Esta impressionante estrutura é a quarta maior ponte suspensa do mundo e a segunda mais longa da Europa, medindo 2.682 metros de comprimento.

Ponte Osman Gazi conta com 2.682m de extensão

A quarta maior ponte do mundo, Osman Gazi, fica na costa Sul do mar mediterrâneo, também conhecido como o mar da mármara. É um mar que separa o Mar Negro do mar Egeu, separando, assim, a parte asiática da Turquia da sua parte europeia.

Trata-se de uma ponte suspensa que atravessa o golfo de Smith em seu ponto mais estreito: 2620 metros. Esta incrível obra liga a cidade Turca de Gebze à província de Yalova e transporta a autoestrada O5 através do Golfo.

A quarta maior ponte do mundo foi inaugurada em 1º de julho de 2016 e se tornou a ponte suspensa mais longa da Turquia e a quarta ponte suspensa mais longa do mundo em termos de comprimento do seu vão central, que tem 150 m.

A ponte não só possui 2.682 m de extensão, mas também 36 m de altura e Torres de 252 m. A Osman Gazi possui seis faixas três em cada sentido e, juntamente com a autoestrada de Gebze e Izmir, liga as cidades de Istambul e Izmir.

Ponte reduz distância de cidades de 8 para 4 horas

Há muitos anos o presidente da Turquia, Recep Tair Erdogan, e Yildirim grupo, um conglomerado familiar de empresas de mineração e transporte marítimo, defendem a expansão das instalações aeroportuárias e rodoviárias do país a fim de atingir uma melhor conectividade entre as províncias.

Em abril de 2009 foi realizado um concurso internacional que destinou à construção e operação da ponte em uma Joint ventury formada por cinco empresas turcas e uma empresa de construção italiana. A ponte Osman Gazi foi parte de um projeto ainda maior, um complexo Rodoviário de 409 km entre Istambul, maior cidade da Turquia, e Izmir, a terceira mais populosa do país.

Com a construção da ponte a distância entre essas duas cidades foi reduzida em aproximadamente 140 Km, contornando o percurso extenso ao redor do Golfo de Smith.

O intuito da construção foi reduzir o tempo de viagem entre duas cidades de 8 para 4 horas. Inicialmente estava planejado que duas faixas de ferrovia de alta velocidade atravessariam o centro da ponte, mas essa ideia foi abandonada em favor da criação de uma quarta faixa para ambos os sentidos.

Desafios para erguer a quarta maior ponte do mundo

A quarta maior ponte do mundo foi viabilizada por um programa de privatização de rodovias que já investiu 7,3 Bilhões de Dólares em recuperação de estradas e construção de rodovias no país. Em 2010 foi assinado um contrato para a construção do projeto, mas somente em 30 de março de 2013 foi lançada a pedra fundamental da ponte para o início das obras.

A construção da ponte Osman Gazi durou 39 meses e contou com a dedicação de mais de 8.000 trabalhadores incluindo Engenheiros e especialistas de diversas áreas. Os pilares e as estruturas que sustentam as cabeceiras da ponte são em concreto e os tubuleiros em aço. Foram consumidas 85.000 toneladas de aço e 125.000 m³ de concreto.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x