1. Início
  2. / Indústria
  3. / Bacia de Santos: Petrobras lança mega FPSO alcançando a marca de três de cinco empreendimentos já realizados pela estatal no local
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Bacia de Santos: Petrobras lança mega FPSO alcançando a marca de três de cinco empreendimentos já realizados pela estatal no local

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/01/2024 às 17:26
FPSO, petrobras, Bacia de santos
Foto: FPSO Sepetiba; Fonte: Petrobras

A Petrobras lançou mais um FPSO, que já está em operação, no gigantesco Campo de Mero, na Bacia de Santos e destaca-se mais uma vez!

A Petrobras, gigante estatal brasileira de petróleo e gás, deu início à produção de mais um Navio Flutuante de Produção, Armazenamento e Descarga (FPSO) em seu colossal campo de petróleo na área do pré-sal da Bacia de Santos, no litoral do Brasil. Esta é a terceira unidade de produção no campo, de um total de cinco, já que duas ainda serão instaladas.

A segunda fase de desenvolvimento, ou Mero-2, inclui o FPSO Sepetiba com capacidade de produção de 180 mil barris de petróleo por dia (b/d) e capacidade de compressão de até 12 milhões de metros cúbicos de gás. Isso elevará a capacidade de produção do campo Mero para 410 mil barris/dia. Duas fases adicionais, Mero-3 e Mero-4, estão em construção, com início de operação previsto até 2025.

Tecnologia inovadora e baixas emissões no FPSO da Bacia de Santos

O FPSO Sepetiba foi projetado para queima zero de rotina, minimizando as emissões de gases de efeito estufa, com o gás associado reinjetado no reservatório. Além disso, vem com tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência da produção e permitir a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), contribuindo para a redução das emissões.

O campo Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo (PPSA) (3,5%). Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies, destacou a importância do desenvolvimento de Mero para a empresa, alinhado com a estratégia de produção de petróleo de baixo custo e baixas emissões e com o lançamento do FPSO.

Expansão futura da Petrobras na Bacia de Santos

A Petrobras planeja colocar em operação 11 unidades FPSO adicionais na camada pré-sal offshore do Brasil até 2027, aumentando a produção para 2,4 milhões de boe. Para isso, está previsto um investimento de 102 bilhões de dólares nos próximos cinco anos em FPSO, priorizando projetos de petróleo e gás natural, bem como iniciativas para redução da pegada de carbono.

A importância da atuação da Petrobras na Bacia de Santos

A atuação da Petrobras na Bacia de Santos é de extrema importância para o setor de petróleo e gás do Brasil e também para a economia do país como um todo. A Bacia de Santos é uma das áreas mais promissoras para a exploração de petróleo no Brasil, especialmente devido à presença do pré-sal, uma camada de rocha localizada abaixo do leito marinho, que contém grandes reservas de petróleo.

A Petrobras tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dessa região, investindo em tecnologias avançadas de exploração e produção para viabilizar a extração de petróleo em águas profundas e em condições desafiadoras. Além disso, a empresa tem contribuído significativamente para o aumento da produção nacional de petróleo, o que tem impacto direto na balança comercial do país e na geração de empregos e renda.

A exploração de petróleo na Bacia de Santos também tem implicações estratégicas para a Petrobras e para o Brasil como um todo. O pré-sal é uma das principais fontes de petróleo do país e sua exploração bem-sucedida pode garantir a autossuficiência energética e impulsionar a economia nacional. Além disso, a Petrobras tem buscado desenvolver tecnologias e práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental de suas operações na região, demonstrando um compromisso com a preservação do meio ambiente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x