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Ponte de quase R$ 400 milhões no Brasil vai ligar cidades, gerar empregos e tem data para ficar pronta

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/09/2025 às 14:31
Ponte de Guaratuba atinge 73% de execução, com conclusão prevista para abril de 2026, melhorando mobilidade no Litoral do Paraná.
Ponte de Guaratuba atinge 73% de execução, com conclusão prevista para abril de 2026, melhorando mobilidade no Litoral do Paraná.
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Ponte orçada em quase R$ 400 milhões avança no Litoral do Paraná, com conclusão prevista para abril de 2026, beneficiando mobilidade, meio ambiente e economia regional.

A construção da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiu 73% de execução no boletim publicado na última quarta-feira (10) e mantém frentes ativas nos acessos e na estrutura principal.

Orçada em quase R$ 400 milhões e sob responsabilidade do Consórcio Nova Ponte, a obra tem inauguração prevista para abril de 2026, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Cronograma e declaração oficial

O diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti, afirmou que o cronograma segue dentro do planejado.

“Permanecemos superando todos os desafios rumo à conclusão da obra, sendo executada com total qualidade e atendendo todas as normativas para uma obra de arte especial e para os seus acessos, como também os aspectos ambientais e demais critérios”.

Em seguida, reforçou: “Os paranaenses podem marcar no calendário do ano que vem, a inauguração da Ponte de Guaratuba será realizada no mês de abril, conforme previsto”.

A projeção de início de operação em abril de 2026 também é reiterada por publicações oficiais do governo estadual.

Estrutura principal: pré-moldado e estaiado

No trecho pré-moldado, o avanço inclui 62 estacas concluídas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado) e 16 vigas travessas executadas.

Já foram fabricadas 126 vigas longarinas e lançadas 110, o que permitiu concretar 11 lajes do tabuleiro dentro dos 23 vãos previstos para toda a ponte.

A parte estaiada, de maior complexidade técnica, já tem fundações, pilares das torres e aduelas de partida finalizados.

Em agosto, com a técnica de balanços sucessivos, foram executados três pares de aduelas no apoio 04 e dois pares no apoio 05, totalizando 85 metros de um total de 320 metros desse segmento.

Os primeiros estais também foram instalados para sustentar a seção central do tabuleiro.

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Como funcionam os estais e a fundação

Os estais são cabos de aço tensionados que conectam o tabuleiro às torres, transferindo esforços verticais e horizontais para os mastros e, destes, para as fundações.

Nessas, as estacas marítimas distribuem as cargas ao solo e à rocha, garantindo estabilidade à estrutura principal e aos acessos.

Acessos: obras em Matinhos e em Guaratuba

Os acessos evoluem em ritmo acelerado. No lado de Matinhos, com cerca de 880 metros, seguem serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação.

As vigas longarinas que comporão a estrutura desse lado já estão sendo fabricadas no próprio canteiro.

Do lado de Guaratuba, o acesso possui aproximadamente 940 metros e concentra o maior desafio geométrico: o rebaixamento do morro para melhorar a rampa existente.

As contenções combinam solo grampeado com cortina atirantada estaqueada, totalizando 10 mil m² de área contida.

O planejamento prevê movimentar 200 mil m³ de solo e aplicar 50 mil m² de pavimentação.

Considerando os dois acessos e a travessia principal, a intervenção total supera 3 km de extensão.

Impactos ambientais previstos

Além da melhoria de mobilidade, estudos associados ao projeto indicam potencial redução de ruído subaquático com a substituição da travessia por ferry-boat.

Essa mudança pode favorecer o retorno de espécies como o boto-cinza e tartarugas marinhas na Baía de Guaratuba.

Essa avaliação consta nos materiais técnicos e informativos do programa ambiental da obra.

Acompanhamento e transparência

A obra é coordenada pelo DER-PR, autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

O andamento pode ser acompanhado em tempo real por meio de câmeras de monitoramento disponibilizadas pelo governo do Estado em página oficial, que também reúne boletins mensais e conteúdos de engenharia, meio ambiente e social.

O que vem pela frente

Com a execução distribuída entre o tabuleiro pré-moldado, a seção estaiada e os acessos em ambas as margens, o próximo ciclo de obras tende a concentrar a continuidade das aduelas em balanço sucessivo, o lançamento de longarinas remanescentes e a pavimentação e contenções nos acessos.

Mantido o ritmo reportado no boletim de agosto, o cronograma divulgado pelo DER-PR para abril de 2026 permanece como referência para abertura ao tráfego.

A expectativa de quem utiliza a travessia diariamente é que a entrega reduza filas, melhore a previsibilidade e diminua as interrupções causadas por intempéries e marés; na prática, como essa mudança deve impactar sua rotina no Litoral quando a ponte entrar em operação?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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