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”Podemos superar esses limites”: Oito motores elétricos e 800 km de autonomia, a proposta do avião elétrico para superar os limites das baterias

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/08/2024 às 18:09
''Podemos superar esses limites": Oito motores elétricos e 800 km de autonomia, a proposta do avião elétrico para superar os limites das baterias
E9X da Elysian Aircraft

E9X da Elysian Aircraft quer redefinir o futuro da aviação com sua promessa de zero emissões e eficiência energética.

Na corrida por um futuro mais sustentável, onde as emissões de CO2 são cada vez mais combatidas, o setor da aviação ainda enfrenta grandes desafios. No entanto, a startup holandesa Elysian Aircraft acredita que encontrou uma solução revolucionária: um avião elétrico com oito motores elétricos e uma autonomia impressionante de 800 quilômetros.

Nos últimos anos, os avanços em veículos elétricos têm dominado o setor automotivo, mas e quanto aos céus? Enquanto carros elétricos e híbridos ganham as ruas, o avião elétrico ainda é visto como um sonho distante. Mas, a Elysian Aircraft quer mudar essa narrativa com seu modelo E9X, um avião 100% elétrico, que promete reduzir as emissões de CO2 em até 90% em comparação com as aeronaves atuais de fuselagem estreita.

Calcanhar de Aquiles para qualquer projeto de avião elétrico

O grande calcanhar de Aquiles para qualquer projeto de avião elétrico é, sem dúvida, a capacidade das baterias. Reynard de Vries, diretor de design e engenharia da Elysian, reconhece esse obstáculo, mas acredita que o E9X pode voar muito mais longe do que as previsões atuais sugerem. “O que a maioria dos estudos afirma é limitado. Nós acreditamos que, com as decisões certas, podemos superar esses limites”, afirmou de Vries.

A solução? Um redesign completo da fuselagem tradicional. Ao invés de simplesmente adicionar baterias a um avião existente, a Elysian desenvolveu um modelo maior e mais pesado, mas com uma fuselagem mais fina e baterias distribuídas nas asas. O avião contará com oito motores elétricos de hélice, posicionados ao longo das asas, que também abrigam o trem de pouso, uma mudança significativa em relação aos aviões atuais.

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Autonomia e emergência: a promessa dos 800 quilômetros

Uma das maiores apostas da Elysian é garantir que o E9X possa voar por até 800 quilômetros com uma única carga. Isso pode não parecer muito em comparação com aviões tradicionais, mas é um marco para um avião elétrico, especialmente considerando o tipo de rotas regionais para as quais foi projetado. E mesmo em cenários mais conservadores, a empresa espera que o E9X consiga pelo menos 480 quilômetros de autonomia.

Para enfrentar imprevistos, como a necessidade de voar por mais tempo devido a atrasos no aeroporto, o E9X será equipado com um sistema de energia de emergência baseado em uma turbina a gás. Essa solução, segundo a empresa, pode fornecer alguns quilômetros extras, garantindo maior segurança durante os voos.

Carregamento rápido e infraestrutura são problemas a serem superados para o avião elétrico

Outro desafio crítico para a viabilidade do avião elétrico é o tempo de recarga das baterias. A Elysian promete um tempo máximo de recarga de 45 minutos, o que representa um leve aumento em comparação ao tempo de resposta atual das companhias aéreas, especialmente as de baixo custo. A meta é alcançar uma média de 30 minutos, o que, segundo a startup, seria um feito notável para uma aeronave com 90 passageiros.

E olha que legal, a Elysian projeta que o E9X se adapte à infraestrutura aeroportuária existente, sem a necessidade de grandes atualizações nos aeroportos. Essa é uma estratégia para facilitar a adoção do avião elétrico por companhias aéreas regionais e suburbanas, além de explorar aeroportos abandonados ou negligenciados devido a limitações de ruído e emissões.

Rolls-Royce vendeu sua divisão de motores elétricos

Enquanto a Elysian aposta tudo no E9X, outras gigantes do setor, como a Rolls-Royce, já pisaram no freio em projetos semelhantes. A Rolls-Royce, que já havia desenvolvido um protótipo de avião elétrico com um motor de 400 kW, decidiu mudar sua estratégia em 2023, vendendo sua divisão de motores elétricos. Isso levanta questões sobre a viabilidade comercial do avião elétrico, mas a Elysian continua otimista de que a eletrificação da aviação pode ser alcançada mais cedo do que se espera.

Se a startup holandesa conseguirá ou não cumprir sua promessa, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: o avião elétrico é uma das apostas mais audaciosas para um futuro de viagens aéreas mais limpo e sustentável. Com oito motores elétricos e 800 quilômetros de autonomia, o E9X pode ser o primeiro passo para uma nova era na aviação.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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