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Pneus sob trilhos? Austrália testa inovação ferroviária que pode transformar a manutenção das linhas

Escrito por Carla Teles
Publicado em 18/07/2025 às 14:46
Pneus sob trilhos? Austrália testa inovação ferroviária que pode transformar a manutenção das linhas
Descubra a inovação ferroviária da Austrália que usa pneus velhos para criar uma blindagem nos trilhos, reduzindo custos e reciclando resíduos.
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Uma inovação ferroviária surpreendente está transformando borracha de pneu descartado em uma ‘blindagem’ que promete dobrar a vida útil dos trilhos, reduzir custos e solucionar um grave problema ambiental.

Uma nova pesquisa na Austrália demonstrou a eficácia de um sistema inédito de absorvedores de impacto, feitos a partir de pneus reciclados. A inovação ferroviária, que funciona como uma blindagem para os trilhos, se mostrou capaz de proteger a via férrea contra danos, diminuindo os altos custos de manutenção e, ao mesmo tempo, combatendo o problema do descarte de pneus no país.

Custos de manutenção e o problema dos pneus descartados

As redes ferroviárias enfrentam um desafio constante: o desgaste. A passagem contínua de trens pesados degrada o lastro, camada de pedra britada que sustenta os trilhos. Essa degradação exige manutenção frequente e cara, além de possíveis interdições da via. Paralelamente, a Austrália, como muitos países, lida com milhões de pneus velhos descartados anualmente, um grande passivo ambiental.

Como funcionam os absorvedores de impacto feitos de borracha

Imagem: Universidade de Tecnologia de Sydney
Imagem: Universidade de Tecnologia de Sydney

A inovação ferroviária desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS) ataca os dois problemas. A solução consiste em instalar uma manta de borracha, semelhante a um tapete com padrão de colmeia, diretamente abaixo da camada de lastro. Essa manta é produzida com borracha de pneus que chegaram ao fim de sua vida útil. Ela atua como um amortecedor, absorvendo o impacto dos trens e distribuindo a carga de forma mais uniforme.

Testes comprovam a eficiência da nova tecnologia ferroviária

Para validar a tecnologia, os pesquisadores instalaram seções de trilhos com a manta de borracha ao lado de seções convencionais. Sob condições reais de operação, eles monitoraram a vibração e a degradação do lastro. Os resultados confirmaram que os trechos com a proteção de borracha apresentaram um desgaste significativamente menor e maior estabilidade.

Economia, sustentabilidade e menos ruído

Ao proteger o lastro, a tecnologia estende a vida útil de toda a estrutura ferroviária. Isso se traduz diretamente em custos de manutenção mais baixos e maior confiabilidade da rede. Além do ganho econômico, o projeto cria uma nova e importante aplicação para pneus descartados, promovendo a economia circular e evitando que toneladas de borracha acabem em aterros. Um benefício adicional é a redução do ruído e da vibração gerados pela passagem dos trens.

O futuro promissor da reciclagem na construção de ferrovias

O sucesso dos testes abre um caminho promissor para o uso de materiais reciclados em grandes obras de infraestrutura. A tecnologia patenteada não só representa uma solução de engenharia mais eficiente, mas também oferece um modelo de como a indústria pode resolver problemas ambientais de forma inteligente, transformando resíduos em recursos valiosos.

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Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

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