1. Início
  2. / Indústria
  3. / Pneu da Goodyear capaz de rodar 500 MIL KM, feito com 90% de materiais ecológicos como casca de arroz e óleo de soja, começará a ser comercializado este ano
Tempo de leitura 2 min de leitura

Pneu da Goodyear capaz de rodar 500 MIL KM, feito com 90% de materiais ecológicos como casca de arroz e óleo de soja, começará a ser comercializado este ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/01/2023 às 16:48
Pneu, casca de arroz, sustentável
Foto: Reprodução br.pinterest

Testes já foram feitos e a Goodyear planeja colocar o pneu para rodar ainda em 2023

A Goodyear apresentou um pneu feito com 90% de materiais sustentáveis, sendo os principais componentes a casca de arroz e o óleo de soja, além da resina do pinheiro. O modelo totalmente sustentável já passou por todos os testes para circular nas ruas e estradas, e deve estar disponível comercialmente ainda neste ano. A estimativa é que ele seja capaz de rodar até 500 mil km, muito acima dos 60 mil km de vida útil dos tradicionais.

A sustentabilidade promovida pelo novo pneu da Goodyear

De acordo com o Canal Rural, 17 ingredientes são utilizados na fabricação do pneu, apresentando quatro tipos de carbono que são produzidos a partir de matérias-primas de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise. De acordo com a Goodyear, essas tecnologias visam emissões reduzidas, circularidade, uso de carbonos de base biológica e, ao mesmo tempo, oferecem melhor desempenho.

O óleo de soja ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura. O derivado do grão é um recurso de base biológica que promove a redução do uso de produtos provenientes de petróleo. Enquanto isso, os resíduos da casca de arroz são utilizados para a produção da sílica, que melhora a aderência e reduz o consumo de combustível.

Além de ser sustentável, o novo pneu também te ajuda a economizar combustível

O novo pneu também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado aos tradicionais. Assim, o produto terá potencial para oferecer maior economia de combustível e uma menor emissão de carbono. Além disso, a Goodyear informa que o poliéster utilizado no novo modelo não é à base de petróleo. Em vez disso, seu modelo sustentável adota resinas biorrenováveis de pinheiro.

Sobre os desafios para a comercialização do produto, a empresa afirma que há necessidade de maior empenho da base de fornecedores para identificar a escala necessária de uso dos materiais inovadores em grandes volumes. Com a superação desses desafios, o pneu sustentável poderia ser finalmente disponibilizado no mercado.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos