Plano Safra é bem-vindo, mas ORPLANA chama atenção para a necessidade de equalização das taxas de juros
ORPLANA, a principal organização de produtores de cana-de-açúcar no Brasil e no mundo, esteve presente no evento de lançamento do Plano Safra 2023/2024 na terça-feira (27) em Brasília. O Governo Federal fez o anúncio da disponibilização de R$ 364,2 bilhões para fomentar a produção agropecuária nacional de médios e grandes produtores rurais, marcando um aumento de 26,8% em comparação ao programa 2022/23.
ORPLANA Avalia Positivamente o Plano, Apesar de Preocupações com Juros
A entidade reconhece e apoia a iniciativa do governo. “Estamos em uma fase de crescimento vigoroso e capital-intensivo na agricultura. Nesse cenário, a cana-de-açúcar e seus produtores consomem grandes recursos para seus investimentos e para garantir uma safra excepcional de cana, contribuindo assim para o crescimento do Brasil. Portanto, esse aumento de 26,8% no volume financeiro é uma boa notícia”, pontua Gustavo Rattes de Castro, presidente da ORPLANA.
No entanto, a organização destaca a necessidade de equalização das taxas de juros, que afetam diretamente os produtores de cana. “Reconhecemos os esforços do Governo com este novo Plano Safra, mas a questão da equalização de juros precisa ser aprimorada. Taxas de dois dígitos oneram o produtor”, enfatiza Castro.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, compartilha do mesmo ponto de vista e criticou a manutenção da taxa Selic de 13,75%, argumentando que está desconexa com a realidade global e prejudica o desenvolvimento do país.
Sustentabilidade e Conservação Ambiental no Foco do Plano Safra
O Plano Safra 2023/2024 não apenas aumentou o volume financeiro, mas também incentivou a sustentabilidade ao reduzir a taxa de juros para produtores que adotam práticas de conservação e preservação ambiental. “Os associados da ORPLANA serão beneficiados com essa inovação, pois priorizamos rigorosamente práticas sustentáveis em todos os processos de produção”, relata José Guilherme Nogueira, CEO da entidade, que representa mais de 700 mil hectares de cultivo de cana no Brasil.
A ORPLANA se alinha com a diretriz da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de que é possível impulsionar a produção com foco na sustentabilidade. Com esse intuito, a entidade tem investido e desenvolvido projetos que trazem conhecimento e educação para que a preservação e valorização da agricultura sustentável sejam cada vez mais incorporadas pelos produtores de cana do Brasil.