A disputa pelo título de placa de vídeo mais potente do mundo se divide em duas categorias: a Nvidia GeForce RTX 5090 para os gamers e a monstruosa Nvidia B200 para a inteligência artificial.
A busca pela placa de vídeo mais potente do mundo é uma corrida tecnológica que define o futuro dos games, da criação de conteúdo e da inteligência artificial. Em 2025, o título de campeã não pertence a um único produto, mas se divide em duas categorias distintas, cada uma com um poder e um propósito completamente diferentes.
De acordo com portais de tecnologia como o Adrenaline, de um lado temos a rainha dos computadores pessoais, a placa que todo gamer sonha em ter. Do outro, um superchip projetado para data centers, com uma força bruta que está treinando as maiores inteligências artificiais do planeta. Conheça as duas placas de vídeo mais potentes do mundo na atualidade.
A disputa em duas categorias: games vs. inteligência artificial
É impossível falar da placa de vídeo mais potente do mundo sem fazer uma distinção. Existe a placa mais poderosa que você pode comprar para o seu computador, focada em rodar jogos com a máxima qualidade, e existe o acelerador gráfico mais potente, um produto de milhões de reais vendido para grandes empresas e governos, focado em inteligência artificial.
-
Estudantes criam lombada inteligente que só aparece para quem desrespeita o limite de velocidade
-
Cidade submersa volta à tona: ruínas do Império Romano, águas termais e mergulhos que revelam relíquias esquecidas na ilha de Ísquia, na Itália
-
Projeto japonês quer aposentar torres de celular: SoftBank, foca em projeto em que dirigíveis levem 4G e 5G a regiões inteiras do planeta
-
Relíquia medieval do século XII é descoberta no fundo do rio Vltava sob a Ponte Carlos, em Praga
Em 2025, a empresa americana Nvidia domina as duas categorias com sua nova e revolucionária arquitetura, a “Blackwell”.
A rainha dos games: a Nvidia GeForce RTX 5090
Para o consumidor final, a placa de vídeo mais potente do mundo é, sem dúvida, a Nvidia GeForce RTX 5090. Lançada na feira de tecnologia CES em janeiro de 2025, ela é a sucessora da lendária RTX 4090 e estabeleceu um novo patamar de desempenho.
Seus números são impressionantes:
- Memória: 32 GB de memória GDDR7, um salto significativo sobre os 24 GB da geração anterior.
- Largura de Banda: Aproximadamente 1.792 GB/s, mais de 70% mais rápida, o que permite carregar texturas de jogos em velocidades sem precedentes.
- Desempenho: A Nvidia afirma que ela é até 2 vezes mais rápida que a RTX 4090 em certas aplicações de IA e renderização 3D.
Ela também introduziu a tecnologia DLSS 4, a quarta geração do sistema que usa inteligência artificial para aumentar a performance dos jogos.
A rainha da inteligência artificial: o superchip Nvidia Blackwell B200
Se a RTX 5090 é a rainha dos PCs, a Nvidia Blackwell B200 é a rainha dos supercomputadores. Anunciada em março de 2024, esta não é uma placa que você encontra em lojas. É um acelerador massivo, projetado para treinar os maiores modelos de linguagem de IA do mundo.
Sua escala é de outra ordem de grandeza:
- Estrutura: É composta por dois chips de GPU interligados, funcionando como um só.
- Memória: 192 GB de memória HBM3e, a mais rápida do mercado.
- Largura de Banda: 8 TB/s (terabytes por segundo), mais de 4 vezes a velocidade da RTX 5090.
- Poder de IA: Até 20 PetaFLOPS, uma capacidade de processamento milhares de vezes superior à de qualquer placa de consumidor.
Comparando os gigantes: por que a B200 é tão mais poderosa para IA?
A diferença de poder entre a RTX 5090 e a B200 se deve ao seu propósito. Enquanto a RTX 5090 é projetada para renderizar gráficos de jogos em tempo real com a máxima qualidade, a B200 é uma “fábrica de inteligência”, projetada para processar uma quantidade colossal de dados para treinar modelos de IA que podem ter trilhões de parâmetros.
A B200 é a tecnologia por trás dos avanços em IA generativa, simulações científicas e computação de alto desempenho.
Uma campeã para cada arena
A resposta para qual é a placa de vídeo mais potente do mundo em 2025 é dupla. Para os gamers, criadores de conteúdo e entusiastas, a campeã indiscutível é a Nvidia GeForce RTX 5090.
Para o mundo da ciência, dos data centers e da revolução da inteligência artificial, a dona do título é a Nvidia Blackwell B200, um superchip que está, literalmente, construindo o futuro da tecnologia.