1. Início
  2. / Legislação Trabalhista
  3. / PL que muda CLT promete transformar a jornada de horistas no varejo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

PL que muda CLT promete transformar a jornada de horistas no varejo

Escrito por Sara Aquino
Publicado em 17/09/2025 às 16:42
PL que muda CLT promete transformar a jornada de horistas no varejo
Fonte: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Projeto de Lei limita jornada de horistas a turnos e oferece mais flexibilidade ao trabalhador brasileiro.

Câmara analisa PL que altera jornada horista e CLT

O Projeto de Lei 1282/25, em análise na Câmara dos Deputados, propõe mudanças significativas na CLT ao restringir a jornada de trabalho de horistas aos turnos da manhã ou da tarde.

A medida, segundo o autor, deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), visa aumentar contratações no setor varejista, oferecendo mais flexibilidade ao trabalhador brasileiro.

A alteração na CLT dá a possibilidade de contratar trabalhadores por hora, sem onerar as empresas com os impostos sobre a folha de salários”,

Afirma Linhares. Ele ainda destaca que “[isso] seria uma forma de atrair quem procura flexibilidade, que é tanto o caso dos mais jovens quanto de quem tem a partir de 60 anos”.

Como a proposta impacta a legislação trabalhista

Atualmente, a jornada de trabalho do horista pode se estender por todo o dia, o que, segundo Linhares, desestimula novas contratações.

Com o PL, a distribuição do expediente em períodos definidos possibilitaria melhor planejamento de turnos para empresas e maior organização para os funcionários, incluindo aqueles que buscam complementar a renda.

Além disso, a mudança oferece segurança jurídica para empregadores, reduzindo riscos de questionamentos trabalhistas, e facilita a gestão de contratos e cálculo de impostos, trazendo reflexos diretos para contadores e departamentos de RH.

Tramitação e próximos passos do PL

O PL seguirá tramitação conclusiva nas comissões de Trabalho; e de Constituição, Justiça e Cidadania. Caso aprovado, será encaminhado diretamente para o Senado, a menos que haja recurso para análise no Plenário da Câmara.

Se houver alterações durante a apreciação, o texto poderá retornar à Câmara antes da sanção presidencial. Apenas após aprovação em ambas as Casas e sanção, a alteração será incorporada à CLT, modificando oficialmente a jornada de trabalho dos horistas.

Benefícios esperados para trabalhadores e empresas

O projeto busca atender demandas do varejo alimentar, onde a rotatividade é alta e horários flexíveis são comuns. Com turnos fixos, estudantes e profissionais que procuram complementar renda terão mais facilidade para organizar compromissos pessoais e profissionais.

Por outro lado, empregadores ganharão previsibilidade na alocação de funcionários, podendo ampliar equipes de forma segura, sem onerar a folha de pagamento.

Segundo Linhares, “[a segmentação da jornada em períodos definidos] pode oferecer melhores condições para empresas planejarem turnos e para trabalhadores ajustarem sua rotina”.

Impactos na gestão contábil e folha de pagamento

A mudança, portanto, exigirá ajustes contábeis, incluindo a revisão de cálculos de horas extras, impostos sobre salários e, além disso, adequação de contratos. Consequentemente, as empresas precisarão se apoiar em orientações técnicas para manter conformidade com a CLT e os acordos coletivos.

Dessa forma, essa adaptação é crucial para garantir que a implementação da nova legislação trabalhista não apenas evite inconsistências nos registros de jornada de trabalho, mas também respeite plenamente os direitos do trabalhador brasileiro.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Sara Aquino

Farmacêutica Generalista e Redatora. Escrevo sobre Empregos, Cursos, Ciência, Tecnologia e Energia, Geopolítica, Economia. Apaixonada por leitura e escrita.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x