Empresa avança em financiamento e reduz dívidas para impulsionar o desenvolvimento do eVTOL VX4, projetado para transformar a mobilidade aérea global
A Vertical Aerospace, pioneira no desenvolvimento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), anunciou a conclusão de um acordo que garante até $ 50 milhões em novos financiamentos comprometidos. O movimento, liderado pela Mudrick Capital Management, reforça a saúde financeira da empresa e avança o plano estratégico Flightpath 2030, que visa consolidar a liderança no mercado de mobilidade aérea sustentável, de acordo com o site Aeroin.
Além disso, o acordo inclui a conversão de $ 130 milhões de dívida em ações, reduzindo significativamente a dívida da empresa e fortalecendo seu balanço patrimonial.
Impacto do investimento
Segundo o CEO da Vertical Aerospace, Stuart Simpson, o compromisso financeiro e o apoio dos acionistas são cruciais para os próximos passos para o investimento de aeronave:
-
JBS vai contratar beneficiários do Bolsa Família com dados do CadÚnico em parceria direta com o governo
-
CSN Mineração perde R$ 750 milhões com efeito cambial e amarga queda de 92% no lucro trimestral
-
Nada de metrô, trem ou ônibus: cidade brasileira vai usar bonde digital 100% elétrico que circula sem trilhos e alcança até 70 km/h
-
Com R$ 1 bilhão na mesa, Coca-Cola pode construir nova fábrica nessa cidade do interior de SP
“Este marco nos prepara perfeitamente para o nosso maior ano até agora – com novos investimentos, progresso em testes de voos pilotados e importantes avanços tecnológicos no horizonte.”
A Mudrick Capital, que lidera o financiamento no setor de aeronave, destacou a relevância do VX4 e a inovação da Vertical no setor aeroespacial. Para Jason Mudrick, fundador e Diretor de Investimentos da empresa, a parceria posiciona a Vertical para revolucionar a mobilidade global.
Pilares do anúncio do investimento da empresa de aeronave
O comunicado da Vertical Aerospace detalhou os seguintes avanços e investimento:
- Financiamento garantido:
A Mudrick Capital comprometeu-se com $ 25 milhões em financiamento inicial e até $ 25 milhões adicionais mediante arrecadações externas. - Conversão de dívida em ações:
Um total de $ 130 milhões em dívidas foi convertido em ações ordinárias a preços fixados, reduzindo as obrigações financeiras da empresa e estendendo o prazo de pagamento do empréstimo para dezembro de 2028. - Aprovações dos acionistas:
A Assembleia Geral Extraordinária aprovou o aumento do capital autorizado da empresa, elevando-o de $ 110,000 para $ 210,000. Também foram incluídas mudanças na governança, como a nomeação de uma maioria de diretores independentes no conselho e a concessão de direitos proporcionais à Mudrick Capital.