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Picape Toyota 1980 atinge 1,6 milhão de km: engenharia robusta e manutenção são o segredo da longevidade

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/04/2025 às 11:09
Descubra como uma picape Toyota 1980 atingiu 1,6 milhão de km rodados com motor 2.2L 20R, manutenção rigorosa e um dono dedicado por 43 anos. Veja os detalhes técnicos, trocas de motor (22R) e o uso intenso em trilhas que comprovam: durabilidade depende de projeto robusto e cuidado constante. Exemplo vivo da lendária resistência das picapes.
Descubra como uma picape Toyota 1980 atingiu 1,6 milhão de km rodados com motor 2.2L 20R, manutenção rigorosa e um dono dedicado por 43 anos. Veja os detalhes técnicos, trocas de motor (22R) e o uso intenso em trilhas que comprovam: durabilidade depende de projeto robusto e cuidado constante. Exemplo vivo da lendária resistência das picapes.
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Picape percorreu o equivalente a 360 viagens de ida e volta entre NY e Los Angeles; motor original rodou 640 mil km antes de primeira troca.

Uma picape Toyota 1980 acaba de entrar para o hall dos veículos mais resistentes do mundo: 1,6 milhão de km rodados. Documentada pelo canal High Mileage Reviews, a lenda sobre rodas pertence ao mesmo dono há 43 anos. Com média anual de 37 mil km, o segredo está no projeto simples e manutenção rigorosa.

A picape saiu da fábrica com motor 2.2 litros 20R e câmbio manual de 4 marchas. O conjunto original rodou 640 mil km antes de ser substituído por um motor 2.4 litros 22R em 1983, acoplado a uma transmissão de 5 marchas. O novo conjunto já soma 965 mil km, mesmo com vazamentos e desgaste visível.

Motor 2.2L 20R e câmbio manual

A mecânica espartana explica a durabilidade. O primeiro motor operou por 17 anos sob condições severas, incluindo trilhas e terrenos irregulares. O câmbio manual, menos complexo que versões automáticas, reduziu falhas e facilitou reparos.

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A picape nunca priorizou o conforto: o interior mantém controles manuais e painel funcional, mas sem ar-condicionado. A ventilação? Buracos no assoalho causados por ferrugem. A carroceria, já repintada duas vezes, ainda suporta impactos de off-road.

Como uma colisão transformou a picape em máquina de trilhas

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Em 1980, uma batida frontal com um MG obrigou a instalação de uma gaiola de proteção. O acidente cancelou o leasing, mas liberou a picape para modificações radicais. Desde então, virou referência em trilhas, ganhando fama pela resistência a quedas e solavancos.

Fora dos EUA, a Toyota Pickup é chamada de Hilux — linha com 18 milhões de unidades vendidas desde 1968. A picape de 1,6 milhão de km é herdeira direta desse legado, que inspirou a Tacoma em 1995, focada no mercado norte-americano.

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Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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