BAW anunciou a chegada da picape mais barata do mundo que será comercializada por apenas R$ 43 mil. O veículo deve chegar ao mercado automotivo chinês ainda este ano.
A montadora da China Beijing Auto Works (BAW) começou a produzir sua picape para o mercado automotivo, chamada de Calorie, em novembro. Seu veículo de quatro portas e cabine dupla promete ser a picape mais barata do mundo, por um preço inicial de US$ 8.270, o equivalente a cerca de R$ 43 mil em conversão direta. O preço é tão competitivo que o modelo é considerado a nova picape média mais barata do mundo, de acordo com o site Quatro Rodas.
Nova picape entrega 144 cavalos de potência
Contando com 5,28 metros de comprimento e 1,90 metros de largura, suas medidas são semelhantes a de uma Hilux da Toyota, que possui uma segunda versão com eixo estendido e conta com 5,52 metros de comprimento.
A picape mais barata do mundo possui tração traseira e é alimentada por um motor aspirado Wuling Liuji emparelhado com uma transmissão manual de 5 velocidades, capaz de entregar 144 cavalos de potência e um torque máximo de 20,39 kgfm.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Para reduzir os custos, o novo modelo do mercado automotivo não conta com nenhuma opção 4×4 ou com transmissão automática. Entretanto, há uma surpresa no interior: são duas telas de 10,25 polegadas (26,04 cm).
Uma delas funciona como quadro digital de instrumentos e outra como central de entretenimento com Bluetooth que pode ser pareada com o smartphone do motorista. A cabine da picape mais barata do mundo conta com um layout de duas fileiras com cinco lugares e assentos de couro. Caso deseje, o banco de trás pode ser rebatido para levar ainda mais carga no interior do veículo.
Picape mais barata do mundo tem capacidade para carregar até 800 kg
A lista de equipamentos do novo veículo do mercado automotivo inclui um radar de estacionamento caseiro, sistema de direção, chave com controle remoto, sistema de direção eletrônica, monitoramento de pressão de pneus, ar condicionado elétrico, airbags dianteiros, espelhos laterais ajustados eletronicamente e câmeras de ré.
O modelo tem capacidade para carregar até 795 kg. No fim, o valor ficou acessível até no mercado automotivo chinês, onde a média de preço das picapes dessa categoria é de US$ 14 mil (R$ 73 mil).
Calorie chega ao mercado da China ainda neste ano. Por ora, a montadora não revelou seus planos de levar a novidade para outros mercados. O design da picape mais barata do mundo é relativamente simples, sem grandes ousadias ou arroubos, e condiz com sua proposta de baixo custo.
A depender da escolha do consumidor, é possível adicionar elementos personalizados como adesivos nas laterais, rodas de liga-leve e santo-antônio. Nas versões de acesso, entretanto, a simplicidade fica evidente nas rodas de aço e maçanetas sem pintura.
GWM anuncia nova picape que pode ser produzida no Brasil
A montadora GWM apresentou, no Salão de Chengdu, a picape Shanhai Poer, que possui a tecnologia prometida para produção na unidade de Iracemápolis (SP), por ser híbrida. O novo modelo da GWM é derivado do SUV Tank 500 e utiliza o mesmo motor 3.0 V6 híbrido leve de 48V, com 354 cavalos de potência e 500 Nm de torque.
A potência do novo modelo é suficiente para concorrer com as picapes médias do país. Há também versões com motor 2.4 turbodiesel híbrido completo e 2.0 turbo a gasolina, sem números de potência revelados.
A montadora, que é atualmente uma das maiores produtoras de veículos leves da China, anunciou este ano que novos SUVs híbridos chegarão ao Brasil, após investimentos de R$ 10 bilhões para que sejam produzidos SUVs e picapes elétrica e híbridas em sua unidade de Iracemápolis, em São Paulo.