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Picape Fiat Titano chega ao mercado brasileiro com motor 2.0 turbodiesel Multijet, que rende até 200cv e 38,7 kg para competir com Toyota Hilux, Ranger e S10

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/02/2024 às 18:40
Picape Fiat Titano chega ao mercado equipado com motor 2.0 turbodiesel Multijet, que rende 170cv e 38,7 kg para competir com Toyota Hilux, Ranger e S10
Foto: Divulgação/Fiat

A nova picape Fiat Titano está prestes a chegar ao mercado brasileiro, prometendo competir fortemente com gigantes estabelecidos como Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Toyota Hilux.

Inicialmente prevista para 2023, a nova picape Fiat Titano enfrentou alguns atrasos, mas os entusiastas podem se animar, pois o lançamento está agora agendado para o final de fevereiro no Brasil. Este lançamento marca a entrada da montadora italiana no competitivo segmento de picapes médias no mercado brasileiro, um território até então inexplorado pela Fiat no país. Com a chegada da Titano, a Fiat se prepara para enfrentar concorrentes de peso como a Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok.

Fiat está a poucos passos de entrar no segmento de picapes

Segundo o vice-presidente da Fiat no mercado brasileiro, Alexandre Aquino, o lançamento da nova picape Fiat Titano está cada vez mais próximo e a empresa está muito empolgada ao ver que cada vez mais pessoas se apaixonam pelo veículo. Em breve, o modelo completará o line-up de picapes e aumentará um legado que já é incalculável.

A rival da Toyota Hilux surgiu a partir da Peugeot Landtrek, que, por sua vez, foi um projeto da marca francesa com a chinesa Changan. O plano original da Peugeot era lançar a Landtrek por aqui, algo confirmado pela própria montadora, entretanto, tudo mudou após a fusão com a Fiat-Chrysler.

Desta forma surgiu a decisão de transformar a picape em um modelo da Fiat, para finalmente entrar no segmento por aqui, tornando-se a segunda caminhonete média da empresa, a primeira foi a Fullback, uma adaptação da Mitsubishi L200, vendida na América Central. T

odo o design da nova picape Fiat Titano foi apresentado em dezembro, quando a Stellantis divulgou fotos no Brasil ao mesmo tempo em que a picape começou a ser vendida na Argélia. 

Nova picape Fiat Titano poderá entregar até 200 cv de potência

Assim como a Renault fez com a Alaskan, que é igual à Nissan Frontier, mudando apenas o logo na frente e no volante, a  nova picape Fiat Titano é idêntica à Landtrek. Apenas tiraram o emblema do leão para colocar o Fiat na frente, mantendo todos os outros elementos de design, até mesmo a linha em LED na vertical abaixo do conjunto principal, parte do estilo de presa do leão que a Peugeot usa atualmente.

Esta mesma história se repete na cabine, com vários elementos em comum com a linha Peugeot, como o formato do volante, de base achatada e um centro mais largo, ou botões em forma de teclas de piano.

Esta semelhança toda pode ser um dos motivos pelos quais a Peugeot não vai mais vender a Landtrek no mercado nacional, visto que seria difícil justificar ter duas picapes praticamente iguais nas lojas. Um dos poucos mistérios restantes sobre a rival da Toyota Hilux é sua motorização.

A nova picape Fiat Titano vendida na África utiliza o mesmo motor que a Landtrek, com um 1.9 turbodiesel de 150 cavalos e 35,7 kgfm de torque. No caso do Brasil, tudo até então aponta para o 2.2 turbodiesel de 200 cavalos e 45,9 kgfm compartilhado com as vans da Stellantis, como Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Nova picape Fiat Titano deve custar cerca de R$ 200 mil

Outra diferença da rival da Toyota Hilux estará em sua oferta. A Fiat deve apostar apenas em versões de cabine dupla por aqui, visto que conta com a Toro como uma opção mais acessível, ao invés de ter uma cabine simples básica. É uma questão racional, tendo em vista que o complexo no Uruguai não tem uma capacidade de produção muito grande e ainda faz outros veículos.

Em relação ao preço, levando em conta que a Toro atinge os R$ 212.990 nas versões Ultra e Ranch, a nova caminhonete poderia custar algo em torno de R$ 200 mil.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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