1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Picada mais dolorosa do mundo? Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil e desafia até os mais corajosos com seu ataque devastador!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Picada mais dolorosa do mundo? Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil e desafia até os mais corajosos com seu ataque devastador!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/02/2025 às 11:28
Picada mais dolorosa do mundo? Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil e desafia até os mais corajosos com seu ataque devastador!
Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil: conheça a formiga com a picada mais dolorosa do mundo e que vive na Amazônia. Entenda porque a picada de formiga Tocandira é tão dolorosa.

A formiga Tocandira (Paraponera clavata), também conhecida como formiga-bala, responsável pela picada mais dolorosa do mundo, é uma espécie impressionante que habita as florestas tropicais da América Central e do Sul, incluindo o Brasil. Neste artigo, vamos conhecer esta espécie e porque a formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil.

A formiga com a picada mais dolorosa do mundo

Seu nome popular em tupi-guarani, tocandira, significa “aquela que fere profundamente”, sendo este apelido um reflexo da intensa dor gerada em sua picada, frequentemente comparada ao impacto de um tiro de fuzil.

A Paraponera Clavata, nome científico da formiga com a picada mais dolorosa do mundo, é conhecida por vários nomes, dependendo da região.

Ela é chamada também de tocandira, tocanera, tocantera, tocainará, tocanquibira, saracutinga, tracutinga, formigão, tucandeira, formiga-preto, tocandera, formiga-cabo-verde, chia-chia, tec-tec e naná. Em inglês, ela recebe o nome de Bullet Ant (formiga-bala).

YouTube Video

A Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil e este é um inseto comum em regiões tropicais da América Central e do Sul. O animal habita desde as florestas tropicais do sul da Nicarágua até a Amazônia.

Na Costa Rica, pode se encontrar esta formiga em áreas com elevação acima de 500 metros de altitude. Na América do Sul, está presente principalmente no Brasil, na Bolívia e no Peru.

Com até 2,5 cm de comprimento, coloração escura e mandíbulas fortes, a Tocandira é uma das maiores formigas do mundo. Além de estar presente em solos de florestas tropicais, ela coloca seu ninho em base de árvores e é predominantemente carnívora.

Por que a picada de formiga tocandira dói tanto?

Seus principais predadores são pequenos répteis, pássaros e anfíbios. No entanto, a picada de formiga tocandira funciona como uma poderosa defesa, podendo paralisar e até mesmo matar esses animais. A Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil, mas um dos seus aspectos mais notáveis é o comportamento social organizado.

As colônias são pequenas se comparadas a outras espécies, com algumas centenas de indivíduos, e apresentam divisão de trabalho bem definida. A rainha, ligeiramente maior que as operárias, é responsável por toda a reprodução da colônia.

A dor enorme na picada de formiga Tocandira é gerada pela Poneratoxina, uma neurotoxina presente em seu veneno. Essa substância interfere na transmissão de sinais nervosos, causando uma dor intensa e imediata que pode durar até 24 horas. 

Além disso, a Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil, gerando inchaço, vermelhidão, retenção de líquidos e, em alguns casos, taquicardia. Embora seja extremamente dolorosa, a picada de formiga Tocandira raramente é fatal para humanos, contudo pode ser letal para pequenos predadores.

Entenda a classificação da dor da picada de formiga tocandira

A Formiga Tocandira causa dor comparável a um tiro de fuzil e Justin O. Schmidt, criador do índice de dor de picadas de insetos, classificou a da Tocandira como 4+, o mais alto da escala. Ele descreveu a experiência como estar andando sobre brasas com um prego de 5 cm cravado no calcanhar. 

Embora não exista um tratamento específico para a picada, medidas como aplicação de gelo e analgésicos podem aliviar os sintomas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Reconhecido pela produção de conteúdo preciso e de alto impacto, já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Naval Porto Estaleiro, Agência Raccon, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Atua em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Curiosidades e Indústria, unindo análise aprofundada e linguagem clara para entregar informação relevante, atualizada e confiável. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x