Picape da Peugeot saiu do Brasil para fazer parte de uma coleção na Europa. Conheça a Peugeot Hoggar, uma picape de médio porte com base no Hatch Peugeot 207.
Uma caminhonete nacional recentemente chegou à Europa, Peugeot Hoggar com placas de São Paulo. Esta picape compacta da Peugeot, fabricada em Porto Real (RJ) entre 2010 e 2014, desembarcou no Reino Unido na última semana. Seu novo dono, o britânico Mat Tuck, é um aficionado por carros franceses e colecionador, cuja coleção desperta a admiração dos entusiastas automotivos.
Nas redes sociais, Tuck revelou que se encantou pela Peugeot Hoggar desde que viu as primeiras imagens dela em seu lançamento, em 2010. Uma década após o fim da produção da picape no Brasil, o entusiasta decidiu que era o momento de concretizar seu sonho.
O processo teve início em setembro do ano anterior, com Tuck contratando uma empresa brasileira especializada na importação. Após sete meses de espera, a Peugeot Hoggar finalmente aportou na Inglaterra. No entanto, ainda não está autorizada a circular, visto que não obteve a licença necessária.
-
2 carros ‘inquebráveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos após o uso
-
Moto da Honda faz 45 km/l, tem sistema que desliga sozinha no trânsito e custa menos que muita bicicleta elétrica no Brasil; conheça a Honda Elite 125
-
Top 5 carros automatizados baratos e econômicos disponíveis no mercado de usados: modelos de até R$ 50 mil da Fiat, Volkswagen e Renault
-
Motoristas poderão evitar a apreensão do veículo pagando IPVA atrasado com Pix no momento da abordagem neste estado brasileiro
Picape da Peugeot está aguardando documentação para rodar na Europa
Mat Tuck não divulgou maiores detalhes sobre a compra da picape da Peugeot, como o preço e as taxas. A picape agora está em Wiltshire, a 130 km de Londres, enquanto aguarda a documentação para rodar livremente, mesmo com o volante do lado esquerdo. Um dos planos de seu novo dono é levá-la para encontros de fãs de carros franceses.
De olho no mercado dominado por Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana, Fiat Strada e Ford Courier, a Peugeot decidiu fabricar uma picape com base no hatch 207. Em 2010, surgiu a Peugeot Hoggar, mantendo a receita consagrada nas caminhonetes rivais.
Picape da Peugeot entrega 113 cavalos de potência
A Hoggar foi comercializada com motor 1.4 de 82 cavalos e 12 kgfm nas versões mais em conta e 1.6 de 113 cavalos e 15,5 kgfm nas mais equipadas. O câmbio da picape da Peugeot era sempre manual de 5 marchas.
Ainda que tenha conquistado o coração de um britânico, Hoggar foi um fiasco de vendas no Brasil. A picape da Peugeot chegou a vender menos que a própria Ford Courier, um projeto ultrapassado dos anos 1990, com base na primeira geração do Fiesta. Em 2014, a Peugeot optou por tirá-la de linha.
O fato da picape Peugeot Hoggar nunca ter sido comercializada na Europa gerou revolta em Tuck. O entusiasta afirma que fica feliz quando concordam que a Hoggar é um carro interessante. Tuck destaca ainda que se espanta que a Peugeot nunca tenha pensado em produzi-la em Sochaux, na França.
A marca chegou a testar uma mula, mas a picape foi desmontada e não existe mais. E quando perguntado por um seguidor sobre a possibilidade de inverter ao lado do volante, Tuck foi categórico. Originalidade é tudo para Tuck e o entusiasta já está acostumado a dirigir com o volante do lado esquerdo.
Outra picape brasileira está à venda na Europa
Um Volkswagen Saveiro está à venda na Europa. A começar pelo preço, uma vez que a picape brasileira, que nunca foi vendida oficialmente por lá, é anunciada por 31 mil euros, ou cerca de R$ 168 mil em conversão direta. Desta forma, essa com certeza é a unidade mais cara do mundo.
Trata-se de um modelo fabricado em São Bernardo do Campo (SP) em 2018. A cabine é estendida e a Saveiro é equipada com motor 1.6 aspirado. O responsável pela descoberta da iguaria latino-americana em solo europeu foi o caçador de carros Lucas Toledo, que mora na Alemanha e é fanático por carros. Um de seus hobbies é procurar veículos nacionais que foram parar na Europa.