Picape da Peugeot saiu do Brasil para fazer parte de uma coleção na Europa. Conheça a Peugeot Hoggar, uma picape de médio porte com base no Hatch Peugeot 207.
Uma caminhonete nacional recentemente chegou à Europa, Peugeot Hoggar com placas de São Paulo. Esta picape compacta da Peugeot, fabricada em Porto Real (RJ) entre 2010 e 2014, desembarcou no Reino Unido na última semana. Seu novo dono, o britânico Mat Tuck, é um aficionado por carros franceses e colecionador, cuja coleção desperta a admiração dos entusiastas automotivos.
Nas redes sociais, Tuck revelou que se encantou pela Peugeot Hoggar desde que viu as primeiras imagens dela em seu lançamento, em 2010. Uma década após o fim da produção da picape no Brasil, o entusiasta decidiu que era o momento de concretizar seu sonho.
O processo teve início em setembro do ano anterior, com Tuck contratando uma empresa brasileira especializada na importação. Após sete meses de espera, a Peugeot Hoggar finalmente aportou na Inglaterra. No entanto, ainda não está autorizada a circular, visto que não obteve a licença necessária.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
Picape da Peugeot está aguardando documentação para rodar na Europa
Mat Tuck não divulgou maiores detalhes sobre a compra da picape da Peugeot, como o preço e as taxas. A picape agora está em Wiltshire, a 130 km de Londres, enquanto aguarda a documentação para rodar livremente, mesmo com o volante do lado esquerdo. Um dos planos de seu novo dono é levá-la para encontros de fãs de carros franceses.
De olho no mercado dominado por Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana, Fiat Strada e Ford Courier, a Peugeot decidiu fabricar uma picape com base no hatch 207. Em 2010, surgiu a Peugeot Hoggar, mantendo a receita consagrada nas caminhonetes rivais.
Picape da Peugeot entrega 113 cavalos de potência
A Hoggar foi comercializada com motor 1.4 de 82 cavalos e 12 kgfm nas versões mais em conta e 1.6 de 113 cavalos e 15,5 kgfm nas mais equipadas. O câmbio da picape da Peugeot era sempre manual de 5 marchas.
Ainda que tenha conquistado o coração de um britânico, Hoggar foi um fiasco de vendas no Brasil. A picape da Peugeot chegou a vender menos que a própria Ford Courier, um projeto ultrapassado dos anos 1990, com base na primeira geração do Fiesta. Em 2014, a Peugeot optou por tirá-la de linha.
O fato da picape Peugeot Hoggar nunca ter sido comercializada na Europa gerou revolta em Tuck. O entusiasta afirma que fica feliz quando concordam que a Hoggar é um carro interessante. Tuck destaca ainda que se espanta que a Peugeot nunca tenha pensado em produzi-la em Sochaux, na França.
A marca chegou a testar uma mula, mas a picape foi desmontada e não existe mais. E quando perguntado por um seguidor sobre a possibilidade de inverter ao lado do volante, Tuck foi categórico. Originalidade é tudo para Tuck e o entusiasta já está acostumado a dirigir com o volante do lado esquerdo.
Outra picape brasileira está à venda na Europa
Um Volkswagen Saveiro está à venda na Europa. A começar pelo preço, uma vez que a picape brasileira, que nunca foi vendida oficialmente por lá, é anunciada por 31 mil euros, ou cerca de R$ 168 mil em conversão direta. Desta forma, essa com certeza é a unidade mais cara do mundo.
Trata-se de um modelo fabricado em São Bernardo do Campo (SP) em 2018. A cabine é estendida e a Saveiro é equipada com motor 1.6 aspirado. O responsável pela descoberta da iguaria latino-americana em solo europeu foi o caçador de carros Lucas Toledo, que mora na Alemanha e é fanático por carros. Um de seus hobbies é procurar veículos nacionais que foram parar na Europa.