Retorno do Peugeot 208 GTi em 2026 marca nova fase do modelo no segmento de elรฉtricos, provando que esportividade e sustentabilidade podem andar juntas.
A Peugeot anunciou o retorno da icรดnica versรฃo GTi do hatch compacto 208, agora totalmente elรฉtrica. A revelaรงรฃo foi feita por Alain Favey, CEO da marca, em entrevista ao site britรขnico Autocar. Previsto para chegar ao mercado em 2026, o novo Peugeot e-208 GTi promete resgatar o espรญrito esportivo que marcou geraรงรตes desde a estreia da linha GTi nos anos 1980 โ desta vez, com zero emissรตes e alto desempenho.
O modelo deve combinar o design arrojado caracterรญstico da sรฉrie com uma motorizaรงรฃo elรฉtrica de alta performance, reforรงando o compromisso da Peugeot com a eletrificaรงรฃo de sua frota. A nova geraรงรฃo do esportivo virรก equipada com baterias mais potentes e tecnologias inspiradas na Fรณrmula E, categoria em que a montadora tem investido fortemente. A proposta รฉ clara: unir nostalgia, esportividade e sustentabilidade em um sรณ carro.
O retorno do Peugeot 208 GTi
A decisรฃo de trazer o modelo de volta ao mercado automotivo marca um passo decisivo para a empresa francesa rumo ร mobilidade sustentรกvel, sem deixar de lado o toque esportivo que a tornou famosa.
-
A moto da Yamaha que saiu do Brasil em 2016, acelerava forte com 91 cv, motor de 600 cilindradas, mas fazia sรณ 17 km/l โ a FZ6 Fazer
-
A nova moto 125 que faz 65 km com apenas 1 litro chega equipada com painel digital, conectividade com smartphone, sistema de acelerador eletrรดnico e mais – conheรงa a Hero Glamour X 125
-
Quanto custa manter um Jeep Commander 2026? Confira os gastos com combustรญvel e manutenรงรฃo ao longo de 5 anos desse SUV de sete lugares, ideal para viagens em famรญlia
-
Hilux de R$ 280 mil: mais de R$ 145 mil vรฃo direto para os cofres do Governo
O renascimento do Peugeot 208 GTi, que comeรงou com o lendรกrio Peugeot 208 e continuou com modelos como 208 GTi 2012 e o modelo especial do 30ยบ aniversรกrio, agora evolui com uma nova dimensรฃo: desempenho cheio de adrenalina sem emitir gases poluentes.
O veรญculo elรฉtrico terรก sua plataforma compartilhada com o Abarth 600e, outro modelo emblemรกtico do grupo Stellantis, e promete entregar cerca de 240 cavalos de potรชncia, aceleraรงรฃo de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e uma incrรญvel autonomia de 320 km devido ao equipamento de uma bateria de 51 kWh e aerodinรขmica otimizada.
No atual cenรกrio, o novo modelo terรก que competir com rivais de alto nรญvel, como o Alpine A290 e o Electric Cooper JCW. Alรฉm disso, a chegada desta nova versรฃo pode alavancar o desenvolvimento de outras variantes elรฉtricas de alto desempenho dentro do grupo, como um possรญvel Opel Corsa Electric em uma configuraรงรฃo de esporte.
Modelo a gasolina tambรฉm pode ter retorno confirmado
Embora o foco do retorno do Peugeot 208 GTi seja focado na variante elรฉtrica, Alain Favey nรฃo descarta a hipรณtese de que, no futuro, haja o retorno do GTi com motor a combustรฃo, mantendo aberta a possibilidade de satisfazer necessidades diversificadas dos clientes.
Sendo assim, o Peugeot e-208 GTi se prepara para demonstrar que o prazer de dirigir e a diversรฃo ao volante podem encontrar uma nova dimensรฃo, mesmo na era da transiรงรฃo energรฉtica para um futuro mais sustentรกvel.
No Brasil, o Peugeot 208 chegou a ser comercializado em sua versรฃo esportiva e-GT, tambรฉm 100% elรฉtrico, contudo, sem os retoques no design da linha 2025 e com menos fรดlego do GTi. O conjunto mecรขnico do modelo disponรญvel no mercado brasileiro tinha motor elรฉtrico de 136 cv e 25,6 kgfm de torque, nรบmeros suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.
O mercado automotivo brasileiro receberรก o novo modelo?
O Peugeot 208 e-GT deixou de ser comercializado em meados de 2024 e, de lรก para cรก, nรฃo teve mais versรตes eletrificadas. Para o Brasil, espera-se a versรฃo hรญbrida leve, mas os ajustes exigidos no sistema Bio Hybrid da Stellantis acabaram retardando o lanรงamento que havia sido previsto para o primeiro semestre deste ano.
A chegada do e-208 GTi รฉ pouco provรกvel por aqui, tendo em vista que o e-GT que foi oferecido no Brasil teve um baixo nรบmero de vendas. O preรงo da novidade fica bastante acima do ideal em um mercado automotivo em que os chineses estรฃo cada vez mais presentes, com alta tecnologia e valores competitivos.
Vale mencionar que Favey destacou ainda que, apesar do retorno do veรญculo GTi no e-208 seja o primeiro passo, a ampliaรงรฃo da linha GTi ou a introduรงรฃo de modelos esportivos com motor de combustรฃo dependerรก do feedback dos consumidores da marca.