Mais positivos ecologicamente, veículos elétricos tiveram um crescimento de 70% em 2020
A Petronas acaba de lançar uma nova linha de fluidos específica para veículos elétricos. A produtora vem focando desde 2019 no desenvolvimento de tecnologias para a e-mobilidade e busca zerar as emissões de carbono até 2050.
Veja ainda:
- 119 cursos gratuitos com certificado pela Fundação Bradesco nas áreas de Administração, Contabilidade, Educação, Tecnologia e muito mais
- Contratos offshore no Brasil da multinacional de óleo e gás GranIHC, demanda hoje (26/11) muitas vagas de emprego de ensino fundamental, médio e técnico
- Energia solar: Prefeitura de Goiânia tem audiência pública sobre energias renováveis e sistema de compensação de energia
A Petronas Lubricants International Sdn. Bhd. (PLI), setor global de fabricação e marketing de lubrificantes da Petronas, lançou a nova geração do Petronas Iona para Veículos Elétricos (VE) – em seu Centro Global de Pesquisa e Tecnologia, na Itália, alcançando um marco importante na inovação tecnológica de fluidos.
O lançamento com o tema “Acelerando a Eficiência, Revolucionando a e-mobilidade” representa uma conquista no almejo de tecnologias e tendências cada vez mais recentes no âmbito dos carros elétricos.
- Custando R$ 80 mil reais, SUV 4×4 Ford Ecosport Storm faz 11,4 km/l com autonomia de até 593 km com seus 180 cv
- Nova bicicleta elétrica surpreende com torque ajustável para qualquer trilha e bateria removível de 800 Wh, garantindo até 250 km por carga
- Revelado o novo SUV que chegou no Brasil por R$ 1,35 milhão de reais: com 1200 cv e autonomia de 1.000 km, o carro da BYD flutua na água, gira 360º e superou a maior duna do planeta!
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
Vendas de veículos elétricos cresceram 70% em 2020
Conforme dados publicados no Global EV Outlook 2021, com a pandemia da COVID-19, as vendas de veículos elétricos tiveram um crescimento de 70% em 2020, enquanto as de veículos convencionais caíram. Esse fato mostra, na prática, a importância de investir no setor.
“Acreditamos que a e-mobilidade está se expandindo em ritmo acelerado. Com este rápido crescimento, soluções inovadoras são essenciais para alavancar o movimento em direção à e-mobilidade para um futuro mais sustentável”, disse o diretor executivo do Grupo da PLI, Giuseppe D’Arrigo.
A linha da Petronas Lona, lançada primordialmente em 2019, tem por objetivo a descarbonização energética, otimizando a eficiência, a segurança e o desempenho de veículos elétricos com soluções avançadas de fluidos VE. Desde então, a empresa trabalha em desenvolvimentos a fim de acompanhar a evolução na tecnologia.
A geração subsequente do Petronas Lona foi projetada para responder às diversas exigências dos sistemas de acionamento elétrico e dos eixos, incluindo o controle de atrito e desgaste, além do gerenciamento térmico para gestão de temperatura, para que seja possível maximizar o desempenho, a eficiência energética e a confiabilidade de veículos elétricos de alto desempenho.
Investimento em carbono zero até 2050
Para apoiar a meta de carbono zero até 2050, a Petronas investe 75% do seu fundo de investimentos em Pesquisa e Tecnologia em iniciativas como a de acelerar o funcionamento pleno de carros elétricos, a fim de cumprir com a sustentabilidade.
Após o lançamento, a PLI reuniu especialistas líderes da indústria para o seu segundo seminário online em vídeo (webinar), Petronas EV Fluids Webinar 2021, com o intuito de discutir sobre fluidos para impulsionar a indústria de veículos elétricos e avançar, com esforços coletivos, rumo a um futuro sustentável. O evento contemplou todos os tópicos de extrema importância para o desenvolvimento, apresentados por especialistas da PLI.
A Petronas tem trabalhado, desde 2018, em projetos colaborativos com pioneiros do ramo na co-criação de fluidos seguros, idealizados de forma específica para motores elétricos.