1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petróleo é encontrado no quintal de dona Tereza na Bahia
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petróleo é encontrado no quintal de dona Tereza na Bahia

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/05/2017 às 10:01
Atualizado em 29/12/2022 às 11:33
Petróleo encontrado no quintal de dona Tereza na Bahia

Ela achou o óleo nos fundos de sua casa e ganhou o apelido de “Baronesa do Petróleo” dos vizinhos

O petróleo foi achado quando um obra estava acontecendo na parte de trás da casa da dona Tereza Barbosa, hoje com 61 anos no bairro Lobato, Salvador-BA. O pedreiro Edvaldo de 24 anos, que executava o serviço de escavação, já tinha achado o óleo a mais de 7 dias antes desse fato ir para a mídia.

Ele disse que seus companheiros na obra removiam rochas quando avistaram uma tubulação. A princípio eles pensaram que era esgoto, mas ao sentir o cheiro, perceberam que não se tratava disso, principalmente pela viscosidade do mineral. Ele tratou logo de chamar a dona da casa, já que havia extração de petróleo naquela região antigamente.

A residência sortuda é sitiada na rua Getúlio Vargas, no Lobato, ao qual no ano de 1939 foi encontrado o primeiro sinal de petróleo terrestre da Bahia, literalmente uma questão de poucos metros da casa da dona Tereza.

Essa lugar está desativado desde de 1980 para qualquer tipo de exploração ou produção proveniente de combustíveis fósseis , de acordo com à ANP. Nesse mesmo lugar, agora há monumentos falando sobre essa parte da história na cidade e uma área dedicada a esportes.

A princípio, o maior medo de Tereza era o risco de explosão, porque ela não sabia como proceder, além dos perigos ao meio ambiente e seus familiares. Naquele primeiro momento ela não pensou em dinheiro, mas ela depois parou e pensou nos benefícios que um poço de petróleo poderia trazer a ela e ao bairro.

Sob incentivos, dona Tereza tratou logo de contactar a ANP afim de saber o que fazer. A agencia mandou alguns técnicos avaliarem o local e foi pedido que as obras fossem interrompidas nesse período.

Exploração

Após a visita de Martinho Sobral Rocha, engenheiro de petróleo credenciado da ANP, foi constatado que realmente se tratava de petróleo aquele mineral, mas sua exploração era inviável porque afinal, esse poço foi fechado na época por não ser mais produtivo financeiramente, a única coisa a ser feita era a contenção e fechamento do local.

Sem qualquer possibilidade de ganhar um dinheirinho extra, dona Tereza e sua Família seguem a vida até hoje felizes da mesma forma, porque agora também eles fazem parte da história da cidade e os amigos já inventaram diversos bordões engraçados como a “Baroneza do Petróleo” e tudo mais.

Caso você ache um poço de petróleo no seu quintal e seja comprovado que ele é produtivo e viável economicamente, fique sabendo que você têm direito à 1% dos lucros da empresa, segundo Lei Federal. Isso já ocorre nas cidades de Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Catu e Pojuca.

Quer saber mais histórias e outros conhecimentos sobre o petróleo no Brasil e no mundo? Acesse o Blog do conhecimento aqui.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos