Operado pela Petrobras, o maior campo do país em reservas atingiu um novo e impressionante patamar de produção no pré-sal da Bacia de Santos, superando a marca histórica.
O campo de Búzios, operado pela Petrobras, quebrou seu recorde de produção. No último fim de semana, superou a marca de 900 mil barris de petróleo por dia. Localizado no pré-sal da Bacia de Santos, Búzios já é o maior campo do país em reservas. Com o novo marco, ele pode se tornar o maior produtor do Brasil em 2025.
Um gigante no pré-sal da Bacia de Santos
Búzios fica a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A Petrobras descobriu o campo em 2010, com sua operação iniciando em 2018. Este novo recorde de produção aproxima Búzios do volume do campo de Tupi, também localizado na Bacia de Santos.
A impressionante capacidade produtiva de Búzios
O campo possui os poços mais produtivos do Brasil. Eles estão localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito do mar. A espessura do seu reservatório tem a mesma altura que o Pão de Açúcar e sua extensão corresponde a mais que o dobro da Baía de Guanabara. Atualmente, seis unidades produtoras estão em operação no local: as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77 e os FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
-
China se beneficia da pressão dos EUA e assume o petróleo russo que antes abastecia a Índia
-
Sete blocos raros do pré-sal vão a leilão em outubro e prometem disputa acirrada entre gigantes do petróleo
-
Mercado de petróleo reage a queda de estoques dos EUA e sobe 2%
-
Petrobras avalia ampliar fatia na Braskem e exige protagonismo, após reação negativa a venda surpresa de ativos da empresa nos EUA
Estratégia e eficiência: As palavras da presidência da Petrobras
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou o sucesso da estratégia da companhia. “No primeiro semestre deste ano colocamos mais poços em produção do que em todo o ano passado“, afirmou. Ela destacou que os resultados expressivos permitiram o recorde. “Cada recorde alcançado reforça o acerto das estratégias adotadas pela empresa”, disse. Chambriard mencionou o esforço contínuo para aumentar a produção e ao mesmo tempo reduzir custos, com foco em projetos eficientes e no compromisso com uma transição energética justa.
O futuro da produção com novas unidades e parcerias
A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, atribuiu o novo patamar de produção à entrada do quinto poço do FPSO Almirante Tamandaré. Sylvia Anjos também anunciou os próximos passos para o campo. “Em breve uma nova unidade, a P-78, que já está a caminho do Brasil, iniciará a produção nesse campo”, destacou. O campo de Búzios é operado pela Petrobras e tem como parceiras as empresas CNOOC e CNPC, além da PPSA.