1. Início
  2. / Notícias Corporativas
  3. / Petrobras recebe prêmio por inovar nas áreas de petróleo, biocombustíveis, renováveis entre outros setores
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras recebe prêmio por inovar nas áreas de petróleo, biocombustíveis, renováveis entre outros setores

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 08/12/2022 às 11:48
STF aponta irregularidades nas ações do Cade e da ANP quanto aos preços dos combustíveis cobrados pela Petrobras
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras foi a grande vencedora do Prêmio ANP de Inovação 2022

Com o Prêmio ANP de Inovação em 2022, a Petrobras saiu na frente. A empresa, que concluiu 13 projetos em colaboração com instituições acadêmicas, agências governamentais e outras empresas, foi finalista em venceu em quatro das cinco categorias de prêmios em que competiu. Os resultados de projetos de PD&I que representam tecnologias relevantes para os setores de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímicos, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização foram reconhecidos com este prêmio.

Tecnologias para monitoramento de equipamentos em tempo real, otimização de operações, redução de emissões de carbono e custo de execução de projetos na casa dos milhões de dólares estão entre os conceitos inéditos criados pela Petrobras. A empresa acaba de anunciar um investimento de UD$ 2,5 bilhões em P&D,I por cinco anos, mais que o dobro do valor alocado para P&D,I no plano estratégico anterior (US$ 1,6 bilhão).

O desempenho da empresa na quarta-feira, 1º de julho, superou o melhor desempenho do ciclo de premiação anterior. Das cinco competições que a Petrobras disputou em 2020, três foram conquistadas. Quando a epidemia atingiu em 2016, tivemos que cancelar a cerimônia de premiação.

Além de homenagear os destaques na área, o Prêmio ANP agrega, desde o início deste ano, uma nova categoria ao seu Programa de Formação de Recursos Humanos: o Prêmio Dissertação de Mestrado.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos