1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras (PETR4) planeja redução nos preços da gasolina até o final do ano, causando impacto no mercado.
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Petrobras (PETR4) planeja redução nos preços da gasolina até o final do ano, causando impacto no mercado.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 14/11/2023 às 11:09
Combustíveis, Gasolina, IPCA, Petrobras, Petróleo, Reajuste
(

A Abicom, associação que representa os importadores de combustíveis, identificou oportunidades para uma redução nos preços, de acordo com os dados captados.

Nos últimos dias, o mercado financeiro tem dado atenção à possibilidade de a Petrobras realizar um novo corte nos preços da gasolina em breve. Embora não seja o cenário mais provável para a maioria dos economistas, a expectativa é de que um corte poderia ter um impacto negativo de 0,10 a 0,20 ponto porcentual no IPCA de 2023, dependendo da magnitude dessa redução.

De acordo com a mediana do Boletim Focus, que prevê uma inflação de 4,59% para este ano, um corte nos preços da gasolina poderia permitir um IPCA entre 4,39% e 4,49%. Os analistas acreditam que isso contribuiria para que o Banco Central alcance a meta de inflação estabelecida para este período.

Dados da Abicom mostram que há espaço para a redução dos preços da gasolina, visto que o combustível era vendido pelo mesmo preço do exterior no último dia 19 de outubro. Além disso, a estrategista de inflação da Warren, Rena Andreã, já incluiu em suas projeções um corte de 6% nos preços da gasolina, o que fez com que diminuísse sua estimativa para o IPCA de 2023.

Por fim, executivos da Petrobras afirmam que a consolidação dos preços internacionais de gasolina em um ‘outro patamar’ poderia levar a um novo reajuste no futuro, embora ainda não tenham antecipado uma nova redução dos preços. Ainda assim, especialistas acreditam que um corte nos preços da gasolina é possível, podendo chegar a até 10% e contribuir para uma queda no IPCA de 2023.

Posts relacionados são uma forma de aumentar o engajamento do usuário, oferecendo a ele conteúdos similares ao que está lendo. Isso pode incentivar a permanência do usuário no site, aumentando a chance de ele consumir mais conteúdo. Além disso, a estratégia de posts relacionados também pode contribuir para o aumento da relevância do site nos mecanismos de busca, pois indica uma variedade de informações sobre determinado assunto.

Fonte: Info Money

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x