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Petrobras investe R$ 58 bilhões na retomada da indústria naval brasileira e promete 60 mil empregos até 2026 através da Transpetro e plataformas em fase de desmobilização !

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 18/02/2025 às 15:26
Atualizado em 25/02/2025 às 15:34
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Descubra como a expansão da frota da Transpetro e o reaproveitamento de plataformas podem fortalecer a indústria naval brasileira e reduzir a dependência de estaleiros estrangeiros.

A indústria naval brasileira pode estar prestes a viver uma nova fase de crescimento! O presidente Lula anunciou ontem (17), em Angra dos Reis RJ,  um pacote de investimentos de R$ 58 bilhões para reativar o setor, com expectativa de gerar 60 mil empregos até 2026 nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O projeto inclui a expansão da frota de gaseiros da Transpetro e um plano para o reaproveitamento de plataformas da Petrobras que estão em fase de desmobilização.

Mas será que esse movimento pode realmente fortalecer a indústria naval brasileira e reduzir a dependência do Brasil de estaleiros estrangeiros?

presidente Lula em evento em Angra dos Reis sobre a retomada da indústria naval do Brasil e o papel da Transpetro e Petrobras nisso.

Expansão da frota de gaseiros da Transpetro promete triplicar capacidade de transporte de GLP!

Um dos pilares desse investimento é a licitação internacional para a aquisição de oito novos navios gaseiros.

Com essa iniciativa, a Transpetro ampliará sua frota de seis para 14 embarcações, aumentando significativamente sua capacidade de transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e adicionando a possibilidade de transporte de amônia.

https://clickpetroleoegas.com.br/transpetro-subsidiaria-da-petrobras-esta-recrutando-novo-processo-seletivo-oferece-vagas-para-pessoas-sem-experiencia-com-remuneracao-de-ate-r-1-300-para-atuar-apenas-4-a-6-horas-diarias/

Isso significa que a Petrobras poderá reduzir custos logísticos e ter mais autonomia na distribuição de combustíveis, o que pode beneficiar toda a cadeia de produção e o consumidor final. Será o início da independência logística do Brasil no setor naval?

Brasil aposta na reutilização de plataformas para reduzir custos e impulsionar o setor naval

Outro ponto-chave da retomada da indústria naval é a assinatura de Protocolos de Intenções para estudar o reaproveitamento de plataformas da Petrobras que estão sendo desmobilizadas. Essa iniciativa pode trazer diversos benefícios estratégicos, como:

Redução de custos na substituição de plataformas antigas
Fortalecimento da cadeia de fornecedores nacionais
Promoção da economia circular e práticas sustentáveis

Se bem executado, o projeto pode impulsionar estaleiros nacionais, que terão a oportunidade de trabalhar na reforma e modernização dessas estruturas. Mas será que esse modelo será suficiente para garantir a recuperação do setor naval brasileiro? 🤨

Lula defende Petrobras estatal e critica preços altos dos combustíveis

Durante o evento, Lula reforçou a importância da Petrobras como estatal e criticou a narrativa de que a empresa é responsável pelo alto preço dos combustíveis.

O presidente destacou que o litro da gasolina sai da Petrobras a cerca de R$ 3, mas chega ao consumidor por R$ 6, apontando interferências no mercado como um dos vilões dessa diferença.

Ele também reafirmou que o governo está comprometido com a recuperação da indústria naval, lembrando que o Brasil já teve um dos maiores polos navais do mundo.

Com essa nova fase de investimentos, o governo pretende tornar os estaleiros nacionais mais competitivos e recuperar empregos perdidos nos últimos anos.

Mas será que essa estratégia será suficiente para reduzir a dependência do Brasil de estaleiros estrangeiros como os da China e Coreia do Sul? 🤔

O Brasil pode evitar novos impactos das tensões entre EUA e China no setor naval?

A movimentação da Petrobras acontece em um momento estratégico. Recentemente, os EUA colocaram grandes estaleiros chineses na lista negra, o que pode afetar contratos globais e elevar os custos de construção de embarcações.

Diante desse cenário, a pergunta que fica é: o Brasil está se preparando para ser menos vulnerável a essas decisões internacionais ou ainda dependerá do mercado externo para manter sua frota operando?

Com um investimento de R$ 58 bilhões e a geração de milhares de empregos, o país tem a chance de reerguer sua indústria naval e fortalecer sua soberania no setor offshore.

Mas será que esse movimento será suficiente para garantir a competitividade do Brasil no mercado global? 🚢💰

O que você acha dessa retomada da indústria naval brasileira? Deixe sua opinião nos comentários! ⬇️

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Gov e Agencia Petrobras

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Helio
Helio
20/02/2025 12:57

Respondendo a pergunta, “Será será que esse movimento será suficiente para garantir a competitividade do Brasil no mercado global?”
Claro que não!!!!!!!!
Falta mão de obra especializada com décadas de experiência, a construção naval no Brasil vive de reforma em sua grande maioria, construindo embarcações pequenas quando essas surgem.
Lembrando sem ofender que nem todos esses profissionais são aptos a trabalhar em obras novas de grande porte.
Estaleiros brasileiros não possuem projetos próprios de embarcações variadas.
Setor metal mecânico pobre voltado a esse setor.
Dependência da importação de vários componentes, máquinas, motor,sistema de navegação, módulos de banheiro, etc.( Qual empresario vai investir, sem garantia de lucro ou continuidade dos projetos? )
Importação leva tempo, esbarra em impostos elevados e burocracia, colaborando para atrasar a obra, principal motivo para não haver encomendas internacionais.( O armador quer ter a embarcação o mais rápido possível, estaleiros asiáticos constroem um navio em 50 dias ou menos, a partir do primeiro corte de chapa!!! )
Agora, imagina cumprir prazo em um país como Brasil, alguém grita greve e a empresa para por dias, piada né?

Milton Souza
Milton Souza
19/02/2025 10:27

De novo isso,e vamos largar navios quase prontos pro ferrugem comer,

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

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