Parceria entre a Petrobras e a SBM Offshore deve virar referência para demais empresas que visam atuar aliadas à sustentabilidade.
A SBM Offshore anunciou, na última segunda-feira (17), uma importante colaboração com a Petrobras para o desenvolvimento de Módulos de Captura de Carbono em plataformas FPSOs (Floating Production Storage and Offloading). A parceria visa implementar tecnologias inovadoras que podem contribuir significativamente com a sustentabilidade do setor de petróleo e gás, alinhando-se às metas de descarbonização do programa EmissionZERO.
Inovação e sustentabilidade lado a lado
Este estudo, focado na aplicação de soluções para redução de emissões de CO₂, terá como base um projeto de engenharia bem-sucedido desenvolvido pela SBM Offshore junto com a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI).
O sistema de captura de carbono será adaptado para os FPSOs da Petrobras, considerando diferentes configurações de turbinas, taxas de fluxo de gás e concentrações de CO₂.
-
Nova plataforma P-78 chega ao pré-sal e pode aumentar em até 20% a produção do Campo de Búzios, que já supera 900 mil barris/dia
-
Brasil depende de 60% do diesel russo e agora pode sofrer novas sanções dos EUA se insistir em comprar combustível de Moscou
-
Petrobras coloca em operação a nova plataforma P-78 no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, e projeta aumento de até 20% na produção
-
Campo Peregrino: ANP determina paralisação, e Prio considera pedir compensação à Equinor pelas perdas registradas na produção
Com a qualificação pela DNV, a solução modular compacta visa reduzir significativamente as emissões associadas à produção de petróleo e gás offshore.
Avanços no design de FPSOs para a redução de emissões
O estudo assinado pela SBM Offshore e a Petrobras contemplará a avaliação comercial e o design de sistemas de captura de carbono para futuras unidades FPSOs a serem implantadas em campos da Petrobras.
Dentre os parâmetros a serem analisados estão: o tipo de turbinas e suas configurações, a potência instalada das turbinas a gás e a concentração de CO2 no gás de produção. Esses fatores permitirão otimizar a eficiência e a viabilidade econômica do projeto.
Olivier Icyk, Diretor de Negócios da SBM Offshore, destacou a importância do estudo, afirmando:
“A assinatura deste estudo demonstra a confiança que a Petrobras tem na SBM Offshore como pioneira em infraestrutura oceânica. Continuamos a trabalhar em soluções de descarbonização no design de nossos produtos e em nossas operações offshore. Por meio deste estudo, seremos capazes de avançar no design do módulo de captura de carbono em conjunto com nosso parceiro MHI para a redução de CO2 em futuros FPSOs.”
História da SBM Offshore no Brasil
A SBM Offshore tem uma longa trajetória no Brasil, consolidando-se como uma das principais fornecedoras de soluções para o mercado offshore.
Com presença no país desde 1977, a empresa tem se destacado na construção e operação de unidades FPSO, essenciais para a produção de petróleo e gás no pré-sal brasileiro.
A SBM Offshore tem sido parceira estratégica de grandes players do setor, como a Petrobras, participando de importantes projetos no desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura para a indústria de petróleo e gás.
Ao longo dos anos, a SBM Offshore tem investido em inovação e sustentabilidade, alinhando suas operações aos desafios ambientais e contribuindo para o crescimento econômico do Brasil.