Parceria entre a Petrobras e a SBM Offshore deve virar referência para demais empresas que visam atuar aliadas à sustentabilidade.
A SBM Offshore anunciou, na última segunda-feira (17), uma importante colaboração com a Petrobras para o desenvolvimento de Módulos de Captura de Carbono em plataformas FPSOs (Floating Production Storage and Offloading). A parceria visa implementar tecnologias inovadoras que podem contribuir significativamente com a sustentabilidade do setor de petróleo e gás, alinhando-se às metas de descarbonização do programa EmissionZERO.
Inovação e sustentabilidade lado a lado
Este estudo, focado na aplicação de soluções para redução de emissões de CO₂, terá como base um projeto de engenharia bem-sucedido desenvolvido pela SBM Offshore junto com a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI).
O sistema de captura de carbono será adaptado para os FPSOs da Petrobras, considerando diferentes configurações de turbinas, taxas de fluxo de gás e concentrações de CO₂.
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Com a qualificação pela DNV, a solução modular compacta visa reduzir significativamente as emissões associadas à produção de petróleo e gás offshore.
Avanços no design de FPSOs para a redução de emissões
O estudo assinado pela SBM Offshore e a Petrobras contemplará a avaliação comercial e o design de sistemas de captura de carbono para futuras unidades FPSOs a serem implantadas em campos da Petrobras.
Dentre os parâmetros a serem analisados estão: o tipo de turbinas e suas configurações, a potência instalada das turbinas a gás e a concentração de CO2 no gás de produção. Esses fatores permitirão otimizar a eficiência e a viabilidade econômica do projeto.
Olivier Icyk, Diretor de Negócios da SBM Offshore, destacou a importância do estudo, afirmando:
“A assinatura deste estudo demonstra a confiança que a Petrobras tem na SBM Offshore como pioneira em infraestrutura oceânica. Continuamos a trabalhar em soluções de descarbonização no design de nossos produtos e em nossas operações offshore. Por meio deste estudo, seremos capazes de avançar no design do módulo de captura de carbono em conjunto com nosso parceiro MHI para a redução de CO2 em futuros FPSOs.”
História da SBM Offshore no Brasil
A SBM Offshore tem uma longa trajetória no Brasil, consolidando-se como uma das principais fornecedoras de soluções para o mercado offshore.
Com presença no país desde 1977, a empresa tem se destacado na construção e operação de unidades FPSO, essenciais para a produção de petróleo e gás no pré-sal brasileiro.
A SBM Offshore tem sido parceira estratégica de grandes players do setor, como a Petrobras, participando de importantes projetos no desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura para a indústria de petróleo e gás.
Ao longo dos anos, a SBM Offshore tem investido em inovação e sustentabilidade, alinhando suas operações aos desafios ambientais e contribuindo para o crescimento econômico do Brasil.
Uma BOBAGEM essa estória de crédito de carbono. Não tem com mensurar nada. Alguém está ganhando uma grana com certificação que na prática não quer dizer nada. As certificadoras estão mandando.