O novo contrato firmado entre a Petrobras e a Foresea prevê a operação do navio sonda que irá perfurar em águas profundas de até 3.000 metros
A Petrobras, gigante da indústria petrolífera, fechou um contrato de três anos no valor total de 450 milhões de dólares com a empresa de perfuração Foresea para a operação do navio-sonda de 6ª geração, Norbe VIII. Essa notícia foi divulgada pela fornecedora em um comunicado na última terça-feira, demonstrando um investimento significativo no setor de perfuração offshore, de acordo com o site Portos e Navios.
O navio Norbe VIII, construído em 2011, é uma plataforma de perfuração offshore utilizada pela Petrobras com posicionamento dinâmico, o que significa que ela pode operar em lâmina d’água de até 3.000 metros e perfurar poços offshore com profundidades impressionantes de até 12.195 metros. O destaque desse navio plataforma é que ela foi a primeira no Brasil a permitir perfurações em lâmina d’água abaixo de 500 metros usando apenas o posicionamento dinâmico, dispensando o uso de ancoragem.
Expansão e crescimento no setor de perfuração com a Petrobras
Com a assinatura deste contrato para implantar o navio plataforma, a Foresea, fornecedora do serviço, garante a ocupação completa de sua frota de sondas offshore até dezembro de 2024 com a ajuda da Petrobras. Isso é um passo importante para a empresa, que continua trabalhando em sua expansão e crescimento no mercado offshore. O CEO da Foresea, Rogério Ibrahim, expressou sua satisfação com esta parceria estratégica e o potencial de crescimento que ela representa.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
Além do navio Norbe VIII, a frota própria da Foresea inclui outras sondas em navios offshore notáveis, como ODN I, ODN II, Norbe VI e Norbe IX. Essas sondas são equipadas com tecnologia de ponta para operações de perfuração em águas profundas, atendendo às demandas da indústria petrolífera offshore.
Desempenho financeiro sólido da Foresea
No primeiro semestre deste ano, a Foresea registrou um lucro líquido impressionante de 99,9 milhões de dólares. Esse desempenho financeiro sólido é um testemunho do compromisso da empresa em oferecer serviços de alta qualidade e sua capacidade de atender às necessidades do setor de energia offshore.
Este contrato entre a Petrobras e a Foresea representa um passo significativo no setor de perfuração offshore no Brasil. Com a Norbe VIII e outras sondas de sua frota, a Foresea está bem posicionada para atender à crescente demanda por serviços de perfuração em águas profundas. Este investimento com a Petrobras é um sinal positivo para a indústria de energia do país e pode ter um impacto duradouro na exploração de petróleo e gás offshore.