1. Início
  2. / Economia
  3. / Petrobras ASSINA ACORDO e agora vai estudar PROJETO DE EÓLICA OFFSHORE
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 1 comentários

Petrobras ASSINA ACORDO e agora vai estudar PROJETO DE EÓLICA OFFSHORE

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 01/05/2024 às 07:10
Petrobras ASSINA ACORDO e agora vai estudar PROJETO DE EÓLICA OFFSHORE. (Imagem: reprodução)
Petrobras ASSINA ACORDO e agora vai estudar PROJETO DE EÓLICA OFFSHORE. (Imagem: reprodução)

A Petrobras assinou um memorando com o governo do Rio Grande do Norte, demonstrando seu interesse em explorar a viabilidade da implantação de um projeto piloto de energia eólica offshore no Estado.

Segundo informações do jornal “Valor Econômico”, ainda não há previsão quanto ao valor do investimento e à capacidade de geração. Esses aspectos serão avaliados ao longo do desenvolvimento do projeto.

Conforme o acordo, a Petrobras será responsável por fornecer estudos para avaliar os possíveis impactos ambientais e sociais do projeto piloto.

Por sua vez, o governo do Rio Grande do Norte ficará encarregado de alinhar o projeto com programas e políticas estaduais, além de promover ações para melhorar a região onde o projeto será implementado.

Energia eólica no Brasil

Atualmente, o Brasil possui uma capacidade de produção de energia eólica estimada entre 22 e 25 mil megawatts, conforme dados do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).

A maior parte dessa capacidade (90%) está concentrada no Nordeste. O RCGI destaca a importância de ampliar essa capacidade por meio de pesquisas e estudos envolvendo a indústria e o meio acadêmico.

No final do ano passado, o Ministério de Minas e Energia assinou um acordo de adesão à Global Offshore Wind Alliance (GOWA), uma iniciativa que reúne governos, setor privado, organizações internacionais e outras partes interessadas para acelerar a implantação de energia eólica offshore.

O objetivo é impulsionar o desenvolvimento dessa fonte de energia para enfrentar as crises climáticas e de segurança energética em todo o mundo.

O Brasil tem se destacado na geração de energia renovável, conforme dados da ABEEólica. O país ocupa o sexto lugar no Ranking Mundial de capacidade eólica acumulada elaborado pelo Global Wind Energy Council (GWEC) e o terceiro lugar na categoria de Nova Capacidade Instalada de Eólica em Terra em 2022.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x