1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras anuncia extensão do prazo de apresentação de propostas comerciais para a licitação do FPSO do projeto de revitalização do Campo de Albacora, um dos mais importantes da Bacia de Campos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras anuncia extensão do prazo de apresentação de propostas comerciais para a licitação do FPSO do projeto de revitalização do Campo de Albacora, um dos mais importantes da Bacia de Campos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 15/02/2023 às 03:37
O objetivo da empresa é garantir a participação da maior quantidade de empresas na licitação para o FPSO do projeto de revitalização. A Petrobras planeja afretar a embarcação por 27 anos para operações no Campo de Albacora, na Bacia de Campos.
Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O objetivo da empresa é garantir a participação da maior quantidade de empresas na licitação para o FPSO do projeto de revitalização. A Petrobras planeja afretar a embarcação por 27 anos para operações no Campo de Albacora, na Bacia de Campos.

A companhia petroleira Petrobras anunciou a prorrogação dos prazos de apresentação de propostas comerciais para a licitação do FPSO do Campo de Albacora. O projeto de revitalização do campo localizado na Bacia de Campos agora contará com novas propostas para a estatal. Serão quase 5 meses a mais de prazo para a entrega das propostas pelas empresas interessadas na licitação.

Prazo de apresentação das propostas para o FPSO do Campo de Albacora é adiado pela Petrobras, com finalização prevista para 3 de julho 

A Petrobras vem há alguns meses investindo pesado no projeto de revitalização do Campo de Albacora, na Bacia de Campos.

A empresa anunciou a licitação para o afretamento de uma plataforma FPSO na área por um total de 27 anos em setembro de 2022.

Com prazo final previsto para o dia 13 de fevereiro, a estatal divulgou a prorrogação da data de término das apresentações das propostas comerciais para a licitação. Agora, a data final da apresentação será no dia 3 de julho, conforme anunciado.

A licitação prevê a contratação de um FPSO capaz de produzir 120.000 b/d de óleo e levantar, tratar e comprimir 6 MMm³/d de gás natural em lâmina d’água de 670 m.

A revitalização do Campo de Albacora, localizado na Bacia de Campos, é uma das grandes apostas da petroleira para os próximos anos no mercado offshore nacional.

O novo FPSO substituirá as duas unidades de produção que operam hoje na área (P-25 e P-31). A data prevista para o início das operações ainda não foi divulgada, mas a Petrobras espera iniciar em 2027.

Campo de Albacora saiu da carteira de desinvestimentos da Petrobras para um dos projetos de maior potencial para os próximos anos

O plano estratégico da Petrobras para 2023 – 27 prevê investimentos de US$ 18 bilhões para a Bacia de Campos.

No entanto, os investimentos da empresa para o Campo de Albacora não estavam previstos até o último ano.

O Campo de Albacora estava na carteira de desinvestimentos da Petrobras. A estatal chegou a entrar em negociações com a PetroRio para vender o ativo, mas as empresas não chegaram a um acordo sobre o valor final da transação.

Dessa forma, a estratégia da petroleira foi manter o campo em seu portfólio de ativos, iniciando então um projeto de revitalização.

Assim, ela poderia aproveitar o alto potencial produtivo com FPSO na área da Bacia de Campos ao longo dos próximos anos.

A embarcação será um grande investimento para a empresa, já que terá capacidade para produzir 120 mil barris por dia e processar 6 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

Agora, com a prorrogação dos prazos de licitação do FPSO do Campo de Albacora, a Petrobras espera conseguir propostas ainda melhores para o projeto da bacia de Campos.

Saiba mais sobre o Campo de Albacora

O campo de Albacora situa-se a cerca de 110 km a leste do Cabo de São Tomé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos. A produção do campo é coletada através das plataformas P25, do tipo SS (Semi Submersível), e P-31, do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading). A malha de escoamento de óleo da P-25 é constituída por um oleoduto que interliga a P-25 à P-31.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos