Os números impressionantes destacam o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento do setor e a ampliação da capacidade produtiva nacional de petróleo
A Petrobras, uma das principais empresas do setor de petróleo, anunciou que atualmente estão em construção no Brasil 53 módulos de processos destinados à produção de petróleo. Além disso, nos próximos anos, outros 61 módulos entrarão em produção, de acordo com o ValorEconômico.
Investimentos em conteúdo local e parceria com estaleiros
Em uma coletiva de imprensa sobre os resultados da companhia no primeiro trimestre, Carlos Travassos, diretor de engenharia, tecnologia e inovação da Petrobras, ressaltou a importância do conteúdo local e revelou que estão em negociações com estaleiros para atender às demandas de construção dos módulos.
Ele enfatizou que a empresa reconhece o papel fundamental do conteúdo local no desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, mencionando que países europeus também adotam políticas semelhantes. Para Travassos, é necessário fortalecer a capacidade produtiva da indústria nacional.
- Corrida bilionária na Antártida: Países constroem em condições extremas para explorar 511 bilhões de barris na maior reserva de petróleo do mundo
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Passeio Offshore? Plataformas desativadas da Petrobras podem ser utilizadas como complexos turísticos, evitando a necessidade de desmontagem
- Há 50 anos, Petrobras descobria sua maior bacia de petróleo! Conheça a revolução que fez o Brasil se tornar uma potência mundial no setor e que agora promete gerar MAIS 25 MIL empregos
Fortalecimento da governança
Mário Spinelli, diretor de governança e conformidade da Petrobras, refutou os rumores sobre a extinção da sua diretoria. Ele esclareceu que o objetivo é fortalecer a governança da empresa e que não existe a intenção de acabar com a pasta. O foco está em aprimorar as práticas de governança e assegurar a conformidade dos processos.
Margem Equatorial e respeito ao meio ambiente
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, esclareceu que não há animosidade ou tensão com os órgãos responsáveis pelo meio ambiente, como o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o Ministério Público Federal, no que diz respeito à Margem Equatorial.
Ele ressaltou que a decisão sobre a exploração dessa área pertence ao Estado brasileiro e que a Petrobras está em constante diálogo com as autoridades ambientais. Prates enfatizou o respeito à decisão que for tomada e destacou a importância de equilibrar as atividades de exploração com a preservação ambiental.
Desafios e análises exploratórias de petróleo
Ana Paula Zettel, gerente de exploração e produção da Petrobras, revelou que a Margem Equatorial é uma área extensa e que aguardam a manifestação do Ibama em relação ao licenciamento ambiental nessa região de grande importância. A empresa está avaliando cuidadosamente o destino das sondas de perfuração com base em análises exploratórias detalhadas.
A Petrobras demonstra seu compromisso com o setor petrolífero, impulsionando a construção de módulos de processos para produção de petróleo e garantindo a conformidade ambiental em suas operações. O futuro promissor da empresa reflete sua liderança e investimentos estratégicos no mercado de energia.