Pesquisadores da Universidade de Stanford estão trabalhando em um projeto de energia solar revolucionário. O objetivo é criar um painel solar com a capacidade de produzir energia durante dia e noite
Os painéis solares são uma solução barata e confiável para produzir energia durante o dia. Porém, tudo muda quando o sol se põe, já que muitas vezes é necessário gastar uma boa quantia em dinheiro investindo em baterias para usar a eletricidade durante a noite. Algo em torno de 750 milhões de pessoas não tem acesso à energia durante a noite em todo o mundo.
Para tentar solucionar o problema, pesquisadores da Universidade de Stanford estão desenvolvendo uma célula fotovoltaica que consegue produzir energia durante o dia e noite. Dessa forma, não é necessário investir em baterias.
Como é possível produzir energia durante a noite?
O dispositivo funciona como um painel solar convencional durante o dia. De forma simples, o dispositivo consegue aproveitar o calor que irradia dos painéis solares para o espaço durante a noite. Quando o painel esfria, ele fica em repouso a uma temperatura ligeiramente menor do que a temperatura do ar. O diferencial de temperatura pode ser aproveitado por um módulo gerador termoelétrico (TEG), que gera energia a partir da diferença de temperatura.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
“Você quer que a termoelétrica tenha um contato muito bom tanto com o lado frio, que é a célula solar, quanto com o lado quente, que é o ambiente” disse Sid Assawaworrarit, autor do projeto.
Como o dispositivo é construído com matérias de fácil acesso e baixo custo, os desenvolvedores esperam que ele será usado em várias áreas de difícil acesso ao redor do planeta. Além disso, o equipamento poderá ser encorpado a células fotovoltaicas convencionais.
“O que conseguimos fazer aqui é construir tudo com componentes de prateleira, ter um contato térmico muito bom, e o mais caro de toda a configuração foi a própria termoelétrica”, declarou Zunaid Omair.
Qual o segredo do projeto?
A terra absorve a radiação do sol durante o dia, que depois erradia ao espaço durante a noite. Em uma noite clara, o dispositivo pode produzir 50 mW/m2 de potência, com uma tensão de circuito aberto de 100 mV. Como a iluminação a noite requer alguns watts, seria necessários pelo menos 20 metros quadrados de área fotovoltaica.
Apesar de ser muito promissor, o dispositivo que tem a capacidade de gerar energia durante a noite vai demorar mais um pouco para ir ao mercado. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para refinar o equipamento, aumentando à sua eficiência e diminuindo os custos de produção em grande escala.