1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Pesquisadores desenvolvem painel solar que é capaz de produzir energia mesmo após o sol se pôr
Tempo de leitura 2 min de leitura

Pesquisadores desenvolvem painel solar que é capaz de produzir energia mesmo após o sol se pôr

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/04/2022 às 10:54
Atualizado em 02/05/2022 às 12:26
energia solar painel solar
Foto: Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Stanford estão trabalhando em um projeto de energia solar revolucionário. O objetivo é criar um painel solar com a capacidade de produzir energia durante dia e noite

Os painéis solares são uma solução barata e confiável para produzir energia durante o dia. Porém, tudo muda quando o sol se põe, já que muitas vezes é necessário gastar uma boa quantia em dinheiro investindo em baterias para usar a eletricidade durante a noite.  Algo em torno de 750 milhões de pessoas não tem acesso à energia durante a noite em todo o mundo.

Para tentar solucionar o problema, pesquisadores da Universidade de Stanford estão desenvolvendo uma célula fotovoltaica que consegue produzir energia durante o dia e noite. Dessa forma, não é necessário investir em baterias. 

Como é possível produzir energia durante a noite?

O dispositivo funciona como um painel solar convencional durante o dia. De forma simples, o dispositivo consegue aproveitar o calor que irradia dos painéis solares para o espaço durante a noite. Quando o painel esfria, ele fica em repouso a uma temperatura ligeiramente menor do que a temperatura do ar. O diferencial de temperatura pode ser aproveitado por um módulo gerador termoelétrico (TEG), que gera energia a partir da diferença de temperatura.  

Você quer que a termoelétrica tenha um contato muito bom tanto com o lado frio, que é a célula solar, quanto com o lado quente, que é o ambiente” disse Sid Assawaworrarit, autor do projeto. 

Como o dispositivo é construído com matérias de fácil acesso e baixo custo, os desenvolvedores esperam que ele será usado em várias áreas de difícil acesso ao redor do planeta. Além disso, o equipamento poderá ser encorpado a células fotovoltaicas convencionais. 

O que conseguimos fazer aqui é construir tudo com componentes de prateleira, ter um contato térmico muito bom, e o mais caro de toda a configuração foi a própria termoelétrica”, declarou Zunaid Omair. 

Qual o segredo do projeto? 

A terra absorve a radiação do sol durante o dia, que depois erradia ao espaço durante a noite. Em uma noite clara, o dispositivo pode produzir 50 mW/m2 de potência, com uma tensão de circuito aberto de 100 mV. Como a iluminação a noite requer alguns watts, seria necessários pelo menos 20 metros quadrados de área fotovoltaica.  

energia solar painel solar

Apesar de ser muito promissor, o dispositivo que tem a capacidade de gerar energia durante a noite vai demorar mais um pouco para ir ao mercado. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para refinar o equipamento, aumentando à sua eficiência e diminuindo os custos de produção em grande escala. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos