Concreto sustentável: Pesquisadores descobrem uso revolucionário para borracha de pneus descartados.
Uma descoberta recente realizada por engenheiros da RMIT University, em Melbourne, Austrália, pode mudar para sempre a maneira como o concreto é produzido. Os pesquisadores desenvolveram um método inovador que permite substituir 100% dos agregados convencionais usados na fabricação de concreto por borracha de pneus descartados. Essa descoberta não só oferece uma solução sustentável para a reciclagem de pneus, mas também promete impulsionar a economia circular de maneira significativa.
Uma nova era para o concreto: Mais verde e sustentável
O concreto desenvolvido pela equipe da RMIT University, apelidado de “concreto mais verde”, utiliza a borracha de pneus descartados em substituição ao cascalho e brita, materiais tradicionalmente usados como agregados na construção civil.
Além de atender aos rigorosos códigos de construção, o novo concreto é mais leve, o que pode reduzir consideravelmente os custos de fabricação e transporte.
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Embora pequenas quantidades de borracha de pneus já sejam utilizadas em substituição parcial dos agregados no concreto, esta é a primeira vez que pesquisadores conseguiram substituir todos os agregados por borracha, sem comprometer a qualidade do material.
O estudo, publicado na prestigiada revista Resources, Conservation and Recycling, traz novas perspectivas para a indústria da construção civil.
Superando limitações
O Ph.D. Mohammad Momeen Ul Islam, principal autor do estudo e pesquisador da Escola de Engenharia da RMIT, comentou que as descobertas superaram uma teoria popular de longa data sobre o uso de grandes quantidades de partículas de borracha reciclada no concreto.
“Demonstramos com nosso método preciso de moldagem que essa limitação percebida durante décadas pode agora ser superada”, afirmou Islam.
A técnica desenvolvida pela equipe envolve o uso de moldes de fundição recém-projetados, que comprimem o agregado de borracha grossa em concreto fresco, melhorando o desempenho do material.
Este avanço não apenas abre novas possibilidades para a utilização de borracha de pneus no concreto, mas também representa um passo importante em direção a práticas de construção mais sustentáveis.
Benefícios ambientais e econômicos do concreto com borracha de pneus
O professor Jie Li, coautor do estudo e líder da equipe, destacou que o processo de fabricação desenvolvido é benéfico tanto ambientais quanto econômicos.
“Como a maior parte do concreto típico é composta por agregado graúdo, substituir tudo isso por borracha de pneu usada pode reduzir significativamente o consumo de recursos naturais e também abordar o grande desafio ambiental do que fazer com pneus usados”, explicou Li.
Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, o novo concreto pode reduzir os custos de construção, especialmente em projetos habitacionais de baixo custo em áreas rurais e remotas, não apenas na Austrália, mas também em outros países ao redor do mundo.
Expansão e próximos passos
Segundo Islam, o processo de fabricação da equipe pode ser ampliado economicamente em um ambiente industrial de concreto pré-moldado, tanto na Austrália quanto no exterior.
Após os testes bem-sucedidos na oficina, a equipe agora está focada em analisar como o concreto reforçado pode funcionar em elementos estruturais, com o objetivo de validar e expandir ainda mais a aplicabilidade dessa inovação revolucionária.