Menu
Início Pesquisador desenvolve cimento capaz de emitir luz sem precisar de energia

Pesquisador desenvolve cimento capaz de emitir luz sem precisar de energia

29 de agosto de 2022 às 11:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Pesquisador desenvolve cimento capaz de emitir luz sem precisar de energia
Foto: Universidade de Michoacan de San Nicolas Hidalgo

Pesquisador do México desenvolveu uma nova espécie de cimento que brilha no escuro e pode revolucionar o mercado da construção civil. O material trará mais economia no consumo de energia elétrica.

Uma nova tecnologia acaba de chegar ao mercado da construção civil, gerando interesse e atenção de várias empresas. O pesquisador José Rubio conseguiu desenvolver um cimento que brilha no escuro. Rubio é um cientista mexicano da Universidade de Michocan e dedicou quase 10 anos de sua vida para estudar a tecnologia e desenvolver um novo material que pode ser essencial à indústria. O resultado de seus esforços é o desenvolvimento de um cimento que pode emitir luz sem necessitar de eletricidade.

Cimento que brilha no escuro possui textura de gel cristalino

Tendo em vista que o cimento é um material sólido, o pesquisador mexicano procurou explorar formas de transformar a estrutura molecular do cimento em algo mais próximo de um gel. A mistura do cimento em pó com água para realizar a massa geralmente forma alguns blocos cristalinos que tornam a passagem de luz possível. Entretanto, o problema do cimento normal se tornou uma das soluções para o novo produto.

Artigos recomendados

O pesquisador, que reside na cidade de San Nicholas Hidalgo, criou um método para modificar a estrutura química para deixar todo o cimento que brilha no escuro em textura de gel e cristalino. O processo demorou quase 10 anos. 

Novo produto inovador pode ter vida útil de um século

A mistura em forma de gel, com base em areia, argila e vapor d’água aplicada e endurecida no solo, tem o intuito de absorver a luz do sol durante o dia todo e refletir no ambiente durante a noite. Além disso, o chamado cimento que brilha no escuro pode manter o local onde está presente iluminado por mais de 12 horas. Além disso, caso seja aplicado da forma correta, tem capacidade de encerrar sua vida útil na beira de um século.

A nova tecnologia desenvolvida pelo pesquisador mexicano pode impactar positivamente a iluminação das cidades, poupando energia e evitando, com a sua presença, diversos acidentes noturnos. O inventor garante que ela poderá ser regulável, com o objetivo de despreocupar as pessoas em relação ao excesso de luz.

Os cientistas ainda estudam formas de aplicar o material no gesso, material muito utilizado nas construções civis, como uma alternativa natural para mitigar os gastos com energia elétrica. Sendo assim, o produto está passando por seus testes finais e logo estará disponível para venda.

Novas tecnologias na construção civil

Cientistas estão utilizando um material que é termicamente isolante e desenvolvido a partir da madeira, livre de derivados de petróleo. Desenvolvido por pesquisadores suecos, o novo isolante térmico surpreendeu com seu ótimo desempenho, por ser tão bom ou até melhor do que os isoladores térmicos comuns, desenvolvidos com materiais baseados em petróleo, como, por exemplo, o poliestireno expandido.

A nova tecnologia desenvolvida pelos cientistas da Suécia é composta por uma madeira integrada a um aerogel. Entretanto, os pesquisadores ainda não garantem que seu novo método possa representar de fato um avanço no processo de desenvolvimento controlado de nanoestruturas termicamente isolantes nos poros da madeira, por ora, fazendo isso sem que seja necessário adicionar outras substâncias.

Segundo a professora Yuanyuan Li, do Instituto Real de Tecnologia, os aerogéis fortes com base biológica poderão ser utilizados para substituir os atuais feitos a base de fósseis, para um super isolamento térmico, algo que poderá ajudar na eficiência energética, na bioeconomia e também no desenvolvimento sustentável da sociedade em geral.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar