Firjan revela que o setor da indústria recuperou 15.225 vagas de emprego, do total de 36.010 vagas que foram perdidas de março a junho
A Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, fez uma pesquisa que revelou que a indústria recuperou 15.225 vagas dos 36.010 empregos perdidos. O foco está no desempenho dos setores de produtos de metal, borracha e material plástico, que recuperaram os empregos perdidos e criaram novas vagas.
Confira também outras notícias:
- Presidente da Petrobras reafirma que integridade é um valor absolutamente inegociável na petroleira
- Offshore – embarcação da PGS volta a Bacia de Campos para continuar as filmagens 3D
- Enauta não decidiu o que fazer com sua participação do campo de petróleo Atlanta, abandonado pela sua sócia Barra Energia
No setor do comércio, 31% das vagas perdidas foram recuperadas entre julho e outubro. Por outro lado, a pesquisa mostra que, desde julho, a taxa de desemprego acumulada no setor de serviços permanece negativa, com um total de 5.142.
O Estado do Rio de Janeiro em outubrocteve diversas contratações, com 16.271 novas vagas e contratos oficiais. Em setembro, o número de vagas abertas foi de 8.966, ante apenas 5.152 em agosto.
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- Rodovia de R$ 3 bilhões conecta Caraguatatuba a São Sebastião em 18 minutos e promete transformar a mobilidade no litoral paulista
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
Em outubro, a indústria de transformação foi a que mais empregou (2.945), seguida pela construção civil (1.707) e serviços industriais de utilidade pública (307). A indústria extrativa apresenta balanço de pagamentos negativo de 146 empregos.
Sobre a Firjan:
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, atua como representante das indústrias fluminenses nos âmbitos municipal, estadual e nacional. A entidade, uma das cinco que formam o chamado Firjan, também promove debates e produz pesquisas, estudos e projetos que têm como fim o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. A prestação de serviços às empresas a ela filiadas objetiva o crescimento econômico industrial e social do estado fluminense.
A Firjan desenvolve ações na área econômica/empresarial, sendo fonte não só sobre questões do Estado do Rio de Janeiro, como também sobre questões nacionais. Dentre suas várias frentes de atuação, destacam-se:
- Defesa da indústria: conselhos e fóruns empresariais direcionam as ações técnicas e políticas;
- Projetos regionais: são desenvolvidos num esforço conjunto de empresas, organismos governamentais e instituições diversas;
- Representações regionais: por meio delas, empresas fluminenses agem de forma integrada em projetos diversos, têm acesso garantido a informações relevantes e tornam suas ações conhecidas;
- Responsabilidade social empresarial: essa prática consiste em apoiar políticas sociais por meio de parcerias que privilegiam a cidadania e beneficiam a sociedade.