1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Pedra misteriosa é guardada por anos esperando ser ouro — mas dono descobriu que era algo muito mais valioso
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 49 comentários

Pedra misteriosa é guardada por anos esperando ser ouro — mas dono descobriu que era algo muito mais valioso

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 29/11/2024 às 13:51
Atualizado em 14/07/2025 às 16:08
Pedra, Ouro
Foto; REPRODUÇÃO
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
410 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Às vezes, a pedra mais comum do seu quintal pode se tornar um tesouro cósmico que vale mais que ouro. Após anos guardando uma pedra acreditando ser ouro, um homem descobriu que se tratava de algo muito mais raro e valioso, surpreendendo especialistas e colecionadores

Por anos, uma pedra peculiar foi guardada com esperança de conter ouro, alimentando sonho de riqueza e prosperidade. No entanto, quando o dono finalmente decidiu investigar mais a fundo, a descoberta foi surpreendente: aquela pedra, longe de ser ouro, revelou-se algo muito mais raro e valioso.

Em 2015, o que parecia mais uma pedra comum encontrada por um caçador de tesouros se revelou uma descoberta astronômica. David Hole, que explorava o Parque Regional de Maryborough, na Austrália, com seu detector de metais, encontrou uma pedra pesada e avermelhada sobre uma camada de argila amarela. Inicialmente, Hole acreditou ter encontrado uma pepita de ouro.

Ser uma pepita de ouro faria sentido em uma região famosa pela corrida do ouro do século XIX. No entanto, o que parecia ser uma simples rocha se mostrou um dos meteoritos mais raros já encontrados.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
O meteorito de Maryborough, com uma placa cortada da massa. ( 
Museus Victoria )

A busca pelo meteorito

Após vários métodos de tentativa para abrir a rocha, incluindo o uso de serra, esmeriladeira e até ácido, o buraco não conseguiu nenhuma fissura. Mas sua persistência o levou a procurar o Museu de Melbourne para confirmar o que havia sido encontrado.

O geólogo Dermot Henry, após examiná-la, afirmou com certeza que a rocha era, de fato, um meteorito raro, com uma formação peculiar que se dá quando objetos espaciais entram na atmosfera terrestre, derretem por fora e adquirem uma textura esculpida.

A descoberta, batizada de meteorito Maryborough, possui 4,6 bilhões de anos e pesa impressionantes 17 quilos. Ao ser cortado, os pesquisadores encontraram sua composição rica em ferro, característica de meteoritos tipo condrito comum H5.

Além disso, o meteorito contém pequenos cristais de minerais metálicos conhecidos como côndrulos, que fornecem pistas valiosas sobre a formação do Sistema Solar.

Uma placa cortada do meteorito de Maryborough. (Birch et al., 
PRSV , 2019)

O valor científico da descoberta

Esse meteorito é mais do que uma peça rara de rocha. Para os cientistas, ele é uma cápsula do tempo, transportando informações fundamentais sobre a origem do nosso Sistema Solar e até sobre a Terra.

Meteoritos como esse têm a capacidade de revelar como as estrelas se formam e evoluem, além de poderem conter moléculas orgânicas, como aminoácidos, os blocos da vida.

Embora ainda não se saiba exatamente de onde veio o meteorito, acredita-se que ele tenha sido expulso do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter após colisões entre asteroides.

A datação sugere que ele chegou à Terra entre 100 e 1.000 anos atrás, com avistamentos de meteoros entre 1889 e 1951 que podem coincidir com sua chegada.

Dermot Henry e o geólogo do Museu de Melbourne Bill Birch com o meteorito de Maryborough. (Museus Victoria)

Este meteorito é apenas o 17º encontrado no estado de Victoria, tornando-o extremamente raro, ainda mais se comparado ao ouro, que continua sendo encontrado em grande quantidade na região.

Para os pesquisadores, é um achado valioso, não só pela ciência, mas pela história do nosso planeta e do universo. Ao final, Hole, sem saber, foi responsável por trazer à tona uma relíquia de outro tempo, algo que provavelmente continuará a ser treinado por gerações.

Agora, quem sabe, pode ser o momento perfeito para dar uma olhada nas pedras que você tem em casa – quem sabe você também não tem um pedaço do espaço aguardando para ser descoberto.

Inscreva-se
Notificar de
guest
49 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Jordano
Jordano
09/12/2024 07:55

Ou seja não vale **** nenhuma mas muito valiosos pra ciência 😂🖕

Rose
Rose
09/12/2024 05:47

Eu tenho uma pedra assim de 3 kg

Eliseu Bello da Silva
Eliseu Bello da Silva
04/12/2024 13:01

Eu tenho também uma pedreira lá está cheia de pedras

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x