1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / Novo concurso da Antaq para 128 vagas com foco em candidatos de ensino médio foi enviado para aprovação 
Tempo de leitura 3 min de leitura

Novo concurso da Antaq para 128 vagas com foco em candidatos de ensino médio foi enviado para aprovação 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/04/2023 às 15:04
Atualizado em 28/04/2023 às 09:57
Pedido de novo concurso da Antaq para 128 vagas com foco em candidatos de ensino médio foi enviado para aprovação 
Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Antaq solicita pedido de novo concurso público com centenas de vagas para candidatos de ensino médio e superior. Certame deve ser realizado ainda neste ano.

Um novo pedido de autorização de um concurso da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) foi enviado ao Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos. No total, o pedido é para preenchimento de 128 vagas, sendo 68 delas para cargos com exigência de ensino médio ou técnico e 60 para cargos com exigência de nível superior. Com isso, um novo concurso público Antaq pode chegar ainda em 2023.

Cargos exigidos no novo concurso Antaq

Caso o pedido enviado pela autarquia seja autorizado, a distribuição de vagas para ensino médio será para os seguintes cargos:

Técnico administrativo (25 vagas)

Responsável pelo auxílio no desenvolvimento de arquivos e documentos, a emissão e conferência dos dados, programação de pagamentos, requisição de materiais, controle financeiro, cobranças, apoio para os profissionais dos Recursos Humanos e atendimento do telefone.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Técnico em regulação dos serviços de transporte aquaviário (43 vagas)

Responsável por exercer atividades de nível intermediário com foco no suporte e apoio às atividades especializadas de inspeção, regulação, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infraestrutura, assim como implantação de políticas e realização de estudos e pesquisas respectivas a essas atividades.

Já para o nível superior, o pedido são para os seguintes cargos:

Especialista em regulação dos serviços de transporte aquaviário (47 vagas)

Responsável por exercer atividades de nível superior com foco nas atividades especializadas de regulação, controle da prestação e fiscalização de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infraestrutura, assim como na instalação de políticas e realização de estudos e pesquisas respectivas a essas atividades.

Analista administrativo (13 vagas)

Responsável por exercer atividades de nível superior, de alta responsabilidade e complexidade, com foco no exercício de atividades administrativas e logísticas.

Saiba como foi o último concurso público Antaq

É importante mencionar que o novo pedido é maior que a última solicitação, encaminhada em 2020, onde foram exigidas 109 oportunidades para os mesmos cargos. O último concurso Antaq aconteceu em 2014, com 143 vagas de ensino médio, técnico e superior.

A banca organizadora na época foi o Cespe/UnB, que atualmente é chamado de Cebraspe. O concurso público contou com oportunidades para os cargos de:

  • Técnico em regulação – 55 vagas;
  • Analista em ciências contábeis – 3 vagas;
  • Infraestrutura – 2 vagas;
  • Qualquer área de formação – 44 vagas;
  • Técnico administrativo – 19 vagas;
  • Especialista na área econômico-financeira – 8 vagas;
  • Sistemas e negócios – 3 vagas.

Aqueles que foram aprovados nas vagas exercem suas atividades nas seguintes cidades:

  • São Luís (MA);
  • Brasília (DF);
  • Florianópolis (SC);
  • Paranaguá (PR);
  • Belém (PA);
  • São Paulo (SP);
  • Porto Velho (RO);
  • Recife (PE);
  • Vitória (ES);
  • Salvador (BA);
  • Manaus (AM);
  • Fortaleza (CE);
  • Porto Alegre (RS).

Provas do concurso público anterior da Antaq

Na prova objetiva do concurso Antaq com vagas para ensino médio, técnico e superior, os participantes foram avaliados por 120 questões, sendo uma questão certa e outra errada, com o fator de correção usualmente utilizado pelo Cebraspe, com uma errada anulando uma certa.

Os candidatos contaram com 4h30 para realizar a prova, que foi dividida em 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.

Para serem classificados, os candidatos devem fazer no mínimo 10 pontos em conhecimentos básicos e 21 pontos em conhecimentos específicos. Apenas a soma destas não era o suficiente, tendo o candidato que fazer um mínimo de 36 pontos no total.

A Prova discursiva do concurso Antaq, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 30 pontos e foi exigida para todos os cargos. O tema foi ligado a matérias constantes dos objetivos específicos de cada cargo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos