Antaq solicita pedido de novo concurso público com centenas de vagas para candidatos de ensino médio e superior. Certame deve ser realizado ainda neste ano.
Um novo pedido de autorização de um concurso da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) foi enviado ao Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos. No total, o pedido é para preenchimento de 128 vagas, sendo 68 delas para cargos com exigência de ensino médio ou técnico e 60 para cargos com exigência de nível superior. Com isso, um novo concurso público Antaq pode chegar ainda em 2023.
Cargos exigidos no novo concurso Antaq
Caso o pedido enviado pela autarquia seja autorizado, a distribuição de vagas para ensino médio será para os seguintes cargos:
Técnico administrativo (25 vagas)
Responsável pelo auxílio no desenvolvimento de arquivos e documentos, a emissão e conferência dos dados, programação de pagamentos, requisição de materiais, controle financeiro, cobranças, apoio para os profissionais dos Recursos Humanos e atendimento do telefone.
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Técnico em regulação dos serviços de transporte aquaviário (43 vagas)
Responsável por exercer atividades de nível intermediário com foco no suporte e apoio às atividades especializadas de inspeção, regulação, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infraestrutura, assim como implantação de políticas e realização de estudos e pesquisas respectivas a essas atividades.
Já para o nível superior, o pedido são para os seguintes cargos:
Especialista em regulação dos serviços de transporte aquaviário (47 vagas)
Responsável por exercer atividades de nível superior com foco nas atividades especializadas de regulação, controle da prestação e fiscalização de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infraestrutura, assim como na instalação de políticas e realização de estudos e pesquisas respectivas a essas atividades.
Analista administrativo (13 vagas)
Responsável por exercer atividades de nível superior, de alta responsabilidade e complexidade, com foco no exercício de atividades administrativas e logísticas.
Saiba como foi o último concurso público Antaq
É importante mencionar que o novo pedido é maior que a última solicitação, encaminhada em 2020, onde foram exigidas 109 oportunidades para os mesmos cargos. O último concurso Antaq aconteceu em 2014, com 143 vagas de ensino médio, técnico e superior.
A banca organizadora na época foi o Cespe/UnB, que atualmente é chamado de Cebraspe. O concurso público contou com oportunidades para os cargos de:
- Técnico em regulação – 55 vagas;
- Analista em ciências contábeis – 3 vagas;
- Infraestrutura – 2 vagas;
- Qualquer área de formação – 44 vagas;
- Técnico administrativo – 19 vagas;
- Especialista na área econômico-financeira – 8 vagas;
- Sistemas e negócios – 3 vagas.
Aqueles que foram aprovados nas vagas exercem suas atividades nas seguintes cidades:
- São Luís (MA);
- Brasília (DF);
- Florianópolis (SC);
- Paranaguá (PR);
- Belém (PA);
- São Paulo (SP);
- Porto Velho (RO);
- Recife (PE);
- Vitória (ES);
- Salvador (BA);
- Manaus (AM);
- Fortaleza (CE);
- Porto Alegre (RS).
Provas do concurso público anterior da Antaq
Na prova objetiva do concurso Antaq com vagas para ensino médio, técnico e superior, os participantes foram avaliados por 120 questões, sendo uma questão certa e outra errada, com o fator de correção usualmente utilizado pelo Cebraspe, com uma errada anulando uma certa.
Os candidatos contaram com 4h30 para realizar a prova, que foi dividida em 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.
Para serem classificados, os candidatos devem fazer no mínimo 10 pontos em conhecimentos básicos e 21 pontos em conhecimentos específicos. Apenas a soma destas não era o suficiente, tendo o candidato que fazer um mínimo de 36 pontos no total.
A Prova discursiva do concurso Antaq, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 30 pontos e foi exigida para todos os cargos. O tema foi ligado a matérias constantes dos objetivos específicos de cada cargo.