1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Usina de energia eólica da empresa espanhola Elecnor com 52 turbinas gigantes será construído na Bahia após investimento de 44 milhões
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Usina de energia eólica da empresa espanhola Elecnor com 52 turbinas gigantes será construído na Bahia após investimento de 44 milhões

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/04/2021 às 12:22
usina - energia eólica- Bahia - investimento - turbinas
Turbina gigante da Siemens Gamesa que será implantada em parque eólico da Bahia -Fonte: Siemens Offshore

Em mais um investimento no setor de energia eólica, a empresa Elecnor pretende construir novos parques de energia eólica em três regiões da Bahia

A Elecnor conquistou a construção de uma nova usina de energia eólica no estado da Bahia, que terá cerca de 52 turbinas e um investimento de 44 milhões de euros (aproximadamente 284 milhões de reais). Em especifico, os parques eólicos de Tucano, Araci e Biritinga que foram criados pela AES Brasil.

Leia também

Elecnor e a nova usina de energia eólica na Bahia

A Elecnor ficará responsável pela construção do Balanço da Usina (BOP), civil e elétrico, para a primeira fase da obra no investimento em energia eólica. O BOP é um termo geralmente usado para se referir a todos os componentes de suporte e sistemas auxiliares de uma usina. As operações que estão previstas no contrato incluem a fundação de 52 turbinas de 6,2 MW, que terá o fornecimento da Siemens Gamesa.

As turbinas de energia eólica que fazem parte do investimento serão construídas em torres de aço que chegam a 115 metros de altura e terão pás de energia eólica de 80 metros, formando uma circunferência de 170 metros de diâmetro. Elas são as mais potentes e maiores turbinas já instaladas nos investimentos no setor eólico no Brasil. O projeto tem previsão para ser concluído no ano que vem (2022).

Além da nova usina de energia eólica na Bahia, a Elecnor será responsável pela construção de outros sistemas e empreendimentos, onde estão inclusos 58 quilômetros de estradas internas; 76 km de rede aérea de média tensão a 34,5 KV e 45 km de linha de transmissão de 500 KV.

Energia eólica na Bahia

No setor de energia eólica, a Bahia gerou aproximadamente 12.590,21 GWh só no ano de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No ano passado, o início das atividades de 17 novas usinas ajudaram o estado a se manter em primeiro lugar na produção de energia a partir de fontes eólicas no país. Pelo segundo ano consecutivo, o território baiano vem ocupando o primeiro lugar no ranking nacional de ambas as fontes renováveis. O governo do Estado tem trabalhado pesado para atrair investimentos que contribuem na consolidação do resultado.

Sobre a Elecnor

Com origens na Espanha, a Elecnor atualmente é uma das principais companhias globais em engenharia e construção de projetos e nos últimos anos tem feito vários investimentos em energias renováveis.

A Elecnor está presente em 53 países dos cinco continentes, e tem uma influência especial na América Latina, onde conta com 9 mercados estáveis. O Brasil, de todos os países, é o mais importante quando se trata de cifras de negócios, número de pessoas e investimentos, com aproximadamente 1.200 funcionários.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos