Andar com o carro na reserva parece inofensivo, mas pode causar multa, falha no motor e desgaste em peças importantes do sistema
A palavra “reserva” também pode significar o que é guardado para emergências. No caso do combustível, essa ideia faz todo sentido. A reserva no tanque existe justamente para momentos de necessidade, e não para ser usada com frequência.
Se a luz de combustível acendeu, o mais seguro é ir direto para o posto. Seguir rodando nessa condição é uma aposta de alto risco. Você pode ficar parado no meio do trânsito ou na estrada. E vale lembrar: pane seca é infração, gera multa e quatro pontos na carteira.
Combustível sujo causa prejuízo
Mesmo os combustíveis de boa qualidade contêm impurezas. Quando o nível está baixo, essas partículas se concentram no fundo do tanque. Isso aumenta as chances de sujeira ir parar no motor e afetar os bicos injetores.
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O filtro de combustível tenta segurar essa sujeira, mas não é eterno. O ideal é seguir as orientações do manual do veículo e fazer a troca no tempo certo. Rodar com a reserva com frequência acelera o desgaste desse componente.
Ar no sistema pode causar pane
Quando o carro anda com o tanque quase seco, pode entrar ar no sistema de combustível. Isso é mais comum em subidas e descidas, quando o pouco combustível se concentra em um canto do tanque. O motor pode parar, mesmo após abastecer.
Superaquecimento da bomba elétrica
O combustível também serve para refrigerar a bomba elétrica. Se o tanque está muito vazio, essa refrigeração não acontece direito. O risco de superaquecimento e danos à bomba aumenta bastante.
Ao ver a luz da reserva acender, reduza a velocidade e siga para o posto mais próximo. Na estrada, não passe dos 80 km/h. Esse cuidado simples evita dor de cabeça e ajuda a manter o bom funcionamento do carro.
Com informações de Blog Bardahl.