Um Novo Capítulo na Evolução da Infraestrutura de Combustível de GNV
Dando um salto em sua rede de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), Paraná avança com o projeto Corredor Azul, agora adicionando uma instalação estrategicamente posicionada no Distrito Industrial de Ponta Grossa, Parada Vendrami, na BR-376. Esta nova estação não só ampliará as rotas de abastecimento para caminhões movidos a GNV, mas também funcionará como um ponto de distribuição de gás natural comprimido (GNC) para outros postos de combustíveis e indústrias na região.
Impulsionando a Economia Verde e Sustentável
“A maioria dos postos de GNV está situada em áreas urbanas e não possui a infraestrutura necessária para abastecer caminhões”, observa Vinicius Vendrami Malucelli, um dos sócios da Parada Vendrami. Com o novo posto, os veículos de grande porte e menores poderão ser abastecidos simultaneamente, proporcionando uma solução de abastecimento mais eficiente e sustentável.
Segundo Malucelli, o novo posto terá uma ampla infraestrutura não só para abastecimento, mas também para alimentação e descanso dos motoristas, tornando-se uma parada obrigatória para eles. As obras estão progredindo conforme o planejado, com a expectativa de que o posto esteja operacional até o último trimestre do ano.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
Corredor Azul: Um Caminho para o Futuro do Gás Natural
A Compagas, Companhia Paranaense de Gás, lançou o projeto Corredor Azul em 2020 com o objetivo de impulsionar a distribuição de gás natural no Paraná. Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Compagas, destaca a importância da Parada Vendrami, que fornecerá uma infraestrutura robusta para abastecimento de veículos pesados.
“Essa estrutura permitirá o uso do local como base para a compressão de gás natural, possibilitando a distribuição rodoviária para outros municípios do estado”, observa Morgado. Ele reitera que isso ampliará a atuação da Compagas, trazendo mais competitividade e desenvolvimento para usuários sem acesso à rede canalizada.
Reduzindo as Emissões de Carbono e Promovendo a Sustentabilidade
O GNV é reconhecido como uma alternativa eficaz para reduzir o uso de diesel, oferecendo uma solução menos poluente com um alto potencial de expansão em curto prazo. Acredita-se que o gás natural pode reduzir as emissões de CO2 em mais de 20%, enquanto o biometano pode alcançar uma redução de até 90%, de acordo com Morgado.
Ademais, o gás natural também oferece benefícios para a saúde pública, devido à sua contribuição para a redução da poluição local. Comparado ao diesel, a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%.
Fomentando o Crescimento da Frota de GNV
Com a demanda por caminhões movidos a GNV aumentando, fabricantes como a Scania estão apostando na expansão desse mercado. O Scania Banco, instituição de financiamento da montadora, lançou uma linha de crédito exclusiva para a aquisição de veículos sustentáveis, o programa CDC Verde.
A linha de veículos a gás da Scania, que opera com GNV, biometano e/ou Gás Natural Liquefeito (GNL), está alinhada com os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, tornando-a uma opção atraente para embarcadores e transportadores interessados na descarbonização do setor de transportes e logística.