Obras de R$ 2,3 bilhões prometem 80 mil empregos e melhorias nas rodovias. Aceleração do PAC vai transformar a logística da região.
Com um empréstimo bilionário e um plano ambicioso, o governo promete transformar a logística de Mato Grosso do Sul e beneficiar milhares de trabalhadores.
O governo estadual acaba de dar um passo audacioso para transformar a malha rodoviária de Mato Grosso do Sul.
Com um financiamento de R$ 2,3 bilhões, oficializado em parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), as obras rodoviárias prometem impulsionar a economia da região, melhorar o transporte e gerar mais de 80 mil empregos até 2048 segundo o próprio governo.
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Esse gigantesco aporte faz parte do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e trará mudanças em 14 cidades do estado, garantindo não só o transporte de produtos e pessoas, mas também promovendo o desenvolvimento de áreas industriais essenciais. Porém, será que os prazos e promessas serão cumpridos à risca?
O financiamento que vai até 2048
O contrato de financiamento, divulgado nesta segunda-feira (07) no Diário Oficial, prevê que o Estado fará o pagamento em 276 parcelas, começando em outubro do ano que vem e terminando em setembro de 2048.
O empréstimo de R$ 2,3 bilhões conta com R$ 300 milhões de contrapartida do governo estadual e terá uma correção baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), com juros pré-fixados em 6,28% e um spread do banco federal de 1,40% ao ano.
Além dos valores principais, o Estado pagará uma comissão de 0,5% ao BNDES, o que equivale a R$ 11,5 milhões já na primeira parcela.
Esse percentual será destinado antes do primeiro pagamento, como contrapartida à garantia fornecida pela União para o empréstimo.
Mas o que realmente vai mudar para a população dessas 14 cidades?
Impacto nas cidades e geração de empregos
Entre as cidades que mais se beneficiarão com essa obra estão Inocência e Três Lagoas, ambas com forte presença industrial, especialmente no setor de celulose.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, comentou recentemente em uma entrevista ao Podcast Na Íntegra, do Campo Grande News, que as melhorias rodoviárias são fundamentais para a logística da região.
Inocência, por exemplo, será o palco de uma nova fábrica da Arauco, multinacional chilena do setor de celulose, que já está em fase de terraplanagem.
Com isso, a previsão é que milhares de empregos diretos e indiretos sejam gerados, sobretudo nas áreas de construção, transporte e logística.
Segundo o governador Eduardo Riedel, as obras rodoviárias e industriais na região devem beneficiar diretamente cerca de 80 mil trabalhadores.
E como essas obras afetam o transporte de produtos?
Pavimentação e restauração de rodovias estratégicas
O projeto prevê a pavimentação de 569 quilômetros e a restauração de 249 quilômetros de rodovias, facilitando a conexão entre regiões produtoras e industriais.
Isso vai melhorar o escoamento de produtos como celulose e minério, já que o transporte ferroviário foi desativado em boa parte do estado.
O trecho da MS-377, a partir de Água Clara, será um dos principais beneficiados, ligando essa região à malha da Ferronorte, que deve ser utilizada pelo setor de mineração para o transporte de produtos destinados ao Porto de Santos, com destino à exportação.
Esse trajeto, atualmente sobrecarregado por caminhões, passará a ter uma infraestrutura muito mais adequada para a demanda crescente.
O longo caminho até 2048
Apesar das promessas, as obras devem se estender ao longo de 48 meses, com a liberação gradual dos valores.
A expectativa é que, até o término do contrato em 2048, a malha rodoviária esteja completamente revitalizada e pronta para suportar o volume de produção da região.
No entanto, o sucesso desse empreendimento dependerá da gestão eficiente dos recursos e da execução das obras dentro dos prazos estabelecidos.
A promessa é grande, mas será que a população de Mato Grosso do Sul verá esses benefícios tão rapidamente quanto o anunciado?
Com mais de 80 mil empregos esperados, o empréstimo bilionário pode ser uma virada de chave para o estado. No entanto, ainda há dúvidas sobre a capacidade de execução e o impacto real das obras rodoviárias.
E você, acredita que essa obra de infraestrutura nas rodovias realmente vai transformar o Mato Grosso do Sul ou é mais uma promessa para ser cumprida a longo prazo? Deixe sua opinião nos comentários!