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Para renovar rodovias e gerar até 80 mil empregos, governo faz empréstimo de mais de 2 BILHÕES para pagar em 276 parcelas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/10/2024 às 13:45

Obras de R$ 2,3 bilhões prometem 80 mil empregos e melhorias nas rodovias. Aceleração do PAC vai transformar a logística da região.

Com um empréstimo bilionário e um plano ambicioso, o governo promete transformar a logística de Mato Grosso do Sul e beneficiar milhares de trabalhadores.

O governo estadual acaba de dar um passo audacioso para transformar a malha rodoviária de Mato Grosso do Sul.

Com um financiamento de R$ 2,3 bilhões, oficializado em parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), as obras rodoviárias prometem impulsionar a economia da região, melhorar o transporte e gerar mais de 80 mil empregos até 2048 segundo o próprio governo.

Esse gigantesco aporte faz parte do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e trará mudanças em 14 cidades do estado, garantindo não só o transporte de produtos e pessoas, mas também promovendo o desenvolvimento de áreas industriais essenciais. Porém, será que os prazos e promessas serão cumpridos à risca?

O financiamento que vai até 2048

O contrato de financiamento, divulgado nesta segunda-feira (07) no Diário Oficial, prevê que o Estado fará o pagamento em 276 parcelas, começando em outubro do ano que vem e terminando em setembro de 2048.

O empréstimo de R$ 2,3 bilhões conta com R$ 300 milhões de contrapartida do governo estadual e terá uma correção baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), com juros pré-fixados em 6,28% e um spread do banco federal de 1,40% ao ano.

Além dos valores principais, o Estado pagará uma comissão de 0,5% ao BNDES, o que equivale a R$ 11,5 milhões já na primeira parcela.

Esse percentual será destinado antes do primeiro pagamento, como contrapartida à garantia fornecida pela União para o empréstimo.

Mas o que realmente vai mudar para a população dessas 14 cidades?

Impacto nas cidades e geração de empregos

Entre as cidades que mais se beneficiarão com essa obra estão Inocência e Três Lagoas, ambas com forte presença industrial, especialmente no setor de celulose.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, comentou recentemente em uma entrevista ao Podcast Na Íntegra, do Campo Grande News, que as melhorias rodoviárias são fundamentais para a logística da região.

Inocência, por exemplo, será o palco de uma nova fábrica da Arauco, multinacional chilena do setor de celulose, que já está em fase de terraplanagem.

Com isso, a previsão é que milhares de empregos diretos e indiretos sejam gerados, sobretudo nas áreas de construção, transporte e logística.

Segundo o governador Eduardo Riedel, as obras rodoviárias e industriais na região devem beneficiar diretamente cerca de 80 mil trabalhadores.

E como essas obras afetam o transporte de produtos?

Pavimentação e restauração de rodovias estratégicas

O projeto prevê a pavimentação de 569 quilômetros e a restauração de 249 quilômetros de rodovias, facilitando a conexão entre regiões produtoras e industriais.

Isso vai melhorar o escoamento de produtos como celulose e minério, já que o transporte ferroviário foi desativado em boa parte do estado.

O trecho da MS-377, a partir de Água Clara, será um dos principais beneficiados, ligando essa região à malha da Ferronorte, que deve ser utilizada pelo setor de mineração para o transporte de produtos destinados ao Porto de Santos, com destino à exportação.

Esse trajeto, atualmente sobrecarregado por caminhões, passará a ter uma infraestrutura muito mais adequada para a demanda crescente.

O longo caminho até 2048

Apesar das promessas, as obras devem se estender ao longo de 48 meses, com a liberação gradual dos valores.

A expectativa é que, até o término do contrato em 2048, a malha rodoviária esteja completamente revitalizada e pronta para suportar o volume de produção da região.

No entanto, o sucesso desse empreendimento dependerá da gestão eficiente dos recursos e da execução das obras dentro dos prazos estabelecidos.

A promessa é grande, mas será que a população de Mato Grosso do Sul verá esses benefícios tão rapidamente quanto o anunciado?

Com mais de 80 mil empregos esperados, o empréstimo bilionário pode ser uma virada de chave para o estado. No entanto, ainda há dúvidas sobre a capacidade de execução e o impacto real das obras rodoviárias.

E você, acredita que essa obra de infraestrutura nas rodovias realmente vai transformar o Mato Grosso do Sul ou é mais uma promessa para ser cumprida a longo prazo? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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