Volkswagen Tarok chegará em meados de 2026 no mercado automotivo nacional, estreando o motor 1.5 TSI Ev02 flex. A picape Tarok chegará ao Brasil para concorrer diretamente com a Toyota Hilux.
Altamente antecipada no mercado automotivo, a picape Volkswagen Tarok finalmente será lançada, posicionando-se para competir com gigantes do segmento, como a renomada Hilux da Toyota. Apresentada inicialmente como um conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, a Tarok está pronta para ir além do conceitual e entrar em produção no primeiro trimestre de 2026.
Volkswagen Tarok entrega 150 cavalos de potência
A versão de produção da picape Tarok, rival da Hilux, conta com algumas mudanças em relação ao conceito apresentado em 2018. A base MQB-A do Taos foi substituída pela matriz MQB A0 do T-Cross, resultando em uma caminhonete com a carroceria do SUV compacto, mas com uma estrutura inédita na parte traseira, apresentando uma caçamba e cabine dupla.
Uma das mudanças que mais chamou atenção na Volkswagen Tarok foi o uso de uma suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, em vez de uma suspensão independente presente no conceito inicial. A alteração possui como objetivo aumentar a capacidade de carga e a confiabilidade da picape Tarok, mesmo que isso signifique retirar algum conforto a bordo.
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A Tarok mantém um porte compacto-médio, parecido com o da Chevrolet Montana e da Renault Oroch, com foco diretamente nesses concorrentes. Quanto ao motor, a Volkswagen Tarok, rival da Hilux, pode estrear o motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, ficando no lugar do atual 1.4 TSI, e será acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Embora a possibilidade de versões com motor 1.0 turbo seja incerta, há rumores sobre versões manuais voltadas para o trabalho.
Volkswagen investirá R$ 1,5 bilhão na produção de sua nova picape Tarok
A produção da Volkswagen Tarok, rival da Toyota Hilux, será em São José dos Pinhais (PR), junto com o T-Cross, com um investimento estimado entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão. Um novo processo de montagem modular será implementado para facilitar a integração do “front end” do veículo.
Apesar do nome picape Tarok ser usado pelos engenheiros da marca, não há garantias de que será o nome oficial da versão de produção. No entanto, a expectativa é alta para a chegada desse novo competidor no mercado de caminhonetes intermediárias.
Vale mencionar que a Volkswagen vem se destacando no mercado nacional, e a Saveiro é uma das picapes médias mais vendidas do país e continua disponível na linha 2024 nas versões Robust, Trendline e Extreme. A Volkswagen Saveiro Robust 2024 é voltada para o trabalho, com menos apelo estético, contudo, ainda entrega alguns itens de conforto essenciais.
Mercado de picapes médias vem ganhando destaque no Brasil
Além da nova picape Tarok, a chinesa JAC Motors lança no Brasil a T9, sua nova picape média que chega para brigar com as líderes do segmento, como Fiat Toro e Toyota Hilux. Com preço inicial competitivo, de aproximadamente R$ 200 mil, design moderno, tecnologia embarcada e bom desempenho, o modelo tem potencial para conquistar consumidores que buscam uma caminhonete robusta, acessível e confiável.
O modelo conta com 5,33 m de comprimento (mesmo comprimento da rival Toyota Hilux), entre eixos de 3,10 m, 1,96 m de largura e 1,93 m de altura, pesando leves 1976 kg e ainda acomoda até 1090 L de bagagem na caçamba e 900 kg pelo menos na configuração chinesa, que é apenas a gasolina, mas nas versões com motorização turbodiesel ela tem 1 tonelada e 50 kg de capacidade.



A vw tá de brincadeira, pq não melhorar mesmo a saveiro?
Mas rapaz um Vectra do último modelo tem 140 CV 1300kg pra puxa, agora um carro pesado desse 150 pra competir com Hilux brincadeira
Moço o mundo vai acabar e essa tarok nunca vai chegar no Brasil desde 2019 tá falando que vai chegar no Brasil até agora nada já estamos 2024