1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Para dominar o mercado das picapes e desbancar Hilux, Volkswagen anuncia Tarok com motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv e 25,5 kgfm
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 14 comentários

Para dominar o mercado das picapes e desbancar Hilux, Volkswagen anuncia Tarok com motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv e 25,5 kgfm

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/04/2024 às 00:32
Atualizado em 08/04/2024 às 18:16
Para dominar o mercado das picapes e desbancar Hilux, Volkswagen anuncia Tarok com motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv e 25,5 kgfm
Foto: Divulgação

Volkswagen Tarok chegará em meados de 2026 no mercado automotivo nacional, estreando o motor 1.5 TSI Ev02 flex. A picape Tarok chegará ao Brasil para concorrer diretamente com a Toyota Hilux.

Altamente antecipada no mercado automotivo, a picape Volkswagen Tarok finalmente será lançada, posicionando-se para competir com gigantes do segmento, como a renomada Hilux da Toyota. Apresentada inicialmente como um conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, a Tarok está pronta para ir além do conceitual e entrar em produção no primeiro trimestre de 2026.

Volkswagen Tarok entrega 150 cavalos de potência

A versão de produção da picape Tarok, rival da Hilux, conta com algumas mudanças em relação ao conceito apresentado em 2018. A base MQB-A do Taos foi substituída pela matriz MQB A0 do T-Cross, resultando em uma caminhonete com a carroceria do SUV compacto, mas com uma estrutura inédita na parte traseira, apresentando uma caçamba e cabine dupla.

Uma das mudanças que mais chamou atenção na Volkswagen Tarok foi o uso de uma suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, em vez de uma suspensão independente presente no conceito inicial. A alteração possui como objetivo aumentar a capacidade de carga e a confiabilidade da picape Tarok, mesmo que isso signifique retirar algum conforto a bordo.

A Tarok mantém um porte compacto-médio, parecido com o da Chevrolet Montana e da Renault Oroch, com foco diretamente nesses concorrentes. Quanto ao motor, a Volkswagen Tarok, rival da Hilux, pode estrear o motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, ficando no lugar do atual 1.4 TSI, e será acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Embora a possibilidade de versões com motor 1.0 turbo seja incerta, há rumores sobre versões manuais voltadas para o trabalho.

Volkswagen investirá R$ 1,5 bilhão na produção de sua nova picape Tarok

A produção da Volkswagen Tarok, rival da Toyota Hilux, será em São José dos Pinhais (PR), junto com o T-Cross, com um investimento estimado entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão. Um novo processo de montagem modular será implementado para facilitar a integração do “front end” do veículo.

Apesar do nome picape Tarok ser usado pelos engenheiros da marca, não há garantias de que será o nome oficial da versão de produção. No entanto, a expectativa é alta para a chegada desse novo competidor no mercado de caminhonetes intermediárias.

Vale mencionar que a Volkswagen vem se destacando no mercado nacional, e a Saveiro é uma das picapes médias mais vendidas do país e continua disponível na linha 2024 nas versões Robust, Trendline e Extreme. A Volkswagen Saveiro Robust 2024 é voltada para o trabalho, com menos apelo estético, contudo, ainda entrega alguns itens de conforto essenciais.

Mercado de picapes médias vem ganhando destaque no Brasil

Além da nova picape Tarok, a chinesa JAC Motors lança no Brasil a T9, sua nova picape média que chega para brigar com as líderes do segmento, como Fiat Toro e Toyota Hilux. Com preço inicial competitivo, de aproximadamente R$ 200 mil, design moderno, tecnologia embarcada e bom desempenho, o modelo tem potencial para conquistar consumidores que buscam uma caminhonete robusta, acessível e confiável.

O modelo conta com 5,33 m de comprimento (mesmo comprimento da rival Toyota Hilux), entre eixos de 3,10 m, 1,96 m de largura e 1,93 m de altura, pesando leves 1976 kg e ainda acomoda até 1090 L de bagagem na caçamba e 900 kg pelo menos na configuração chinesa, que é apenas a gasolina, mas nas versões com motorização turbodiesel ela tem 1 tonelada e 50 kg de capacidade.

Inscreva-se
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x